Aluna do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH/USP conquista o 1º lugar no “Prêmio CAPES de Tese de 2022”

Postado em 12 de agosto de 2022

A EACH encerrou esta semana com uma excelente notícia. A tese “Recuperação de recursos a partir do tratamento de esgotos: desafios, oportunidades e orientações para o planejamento e a implementação” de autoria de Mariana Cardoso Chrispim, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da EACH com a orientação do professor Marcelo Nolasco, ganhou o prêmio de  melhor tese na área de Ciências Ambientais no “Prêmio CAPES de Tese de 2022”.

A tese teve como objetivo orientar o planejamento, o desenvolvimento tecnológico e de políticas públicas direcionados à recuperação de recursos em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) municipais de grandes cidades de países em desenvolvimento. Segundo a autora, a pesquisa apresenta uma base de conhecimento abrangente para gestores e tomadores de decisão no tratamento de esgotos propiciando uma melhor compreensão das soluções de recuperação de recursos e das ações necessárias para facilitar a implementação.

Mariana Chrispim foi a primeira aluna aprovada no doutorado de dupla titulação na EACH/USP. Ela conquistou os títulos de Doutorado em Ciências pelo Programa de Sustentabilidade da Escola, e PhD in Engineering, pelo programa Water Resources Engineering, da Universidade de Lund, Suécia.

A tese de Mariana também está concorrendo, automaticamente, ao “Grande Prêmio Capes de Tese”, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do “Prêmio Capes de Tese”, agrupadas em três grupos de grandes áreas:

1. Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias;
  2. Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Biotecnologia, Ciências Ambientais, Ensino, Interdisciplinar e Materiais);
  3. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

O resultado completo da premiação foi publicado no Diário Oficial da União.