Alunas de Sistemas de Informação inspiram garotas a seguir carreira em Computação

Postado em 26 de setembro de 2019

Exclusivamente dedicado a garotas, o projeto GRACE – GaRotAs em Computação e Empreendedorismo tem como principal objetivo inspirar alunas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental a participar da área de computação e, futuramente, a desenvolver uma carreira nesse campo de atuação. Ligado ao Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) da EACH/USP, o projeto busca, dessa forma, ajudar a diminuir a disparidade entre os gêneros dos ingressantes nos cursos de computação, sendo estudantes do sexo feminino ainda minoria nessa área do conhecimento.

Tendo sete alunas de Sistemas de Informação como as principais executoras, além de outras estudantes como voluntárias, o GRACE realiza visitas em escolas públicas da Zona Leste de São Paulo promovendo dinâmicas focadas em computação, além da apresentação de histórias de grandes mulheres da área.

“As atividades que desenvolvemos são de computação desplugada. Nós falamos de conceitos de computação sem usar o computador e todas as atividades são lúdicas e bem ativas”, explica Laís Carraro, integrante do GRACE e estudante do quarto semestre de Sistemas de Informação.

Uma das atividades envolve, por exemplo, operações simples de matemática dispostas em um painel em formato de quebra-cabeça. Após serem resolvidas pelas garotas, as operações formam imagens, introduzindo assim o conceito de como são formadas as imagens no computador, ou seja, tratam dos pixels. O pixel é a menor unidade que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores forma a imagem inteira.

Meninas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Januário Mantelli durante atividade de computação desplugada, aprendendo o funcionamento básico dos pixels. Foto: Projeto GRACE EACH/USP

Criado em 2017, o projeto GRACE presta homenagem à Grace Hopper, matemática, cientista da computação e almirante da Marinha dos Estados Unidos. Ela criou o primeiro compilador do mundo e isso levou ao surgimento da primeira linguagem de programação que se aproxima da linguagem humana, COBOL. A norte-americana ainda inventou a expressão “bug”, destinada a nomear uma falha nas instruções para o computador.

Atualmente o projeto possui uma co-coordenação realizada pelos professores Marcelo Medeiros Eler e Sarajane Marques Peres, que destaca que “as meninas são as protagonistas do projeto, mas temos muito apoio de alguns meninos também”. De acordo com a professora, eventualmente, ex-alunos do curso ajudam nas visitas. “Acho super legal quando ex-alunas e ex-alunos voltam para a universidade para nos ajudar voluntariamente.”

Foto: Projeto GRACE EACH/USP

“Eu adoro participar desse projeto”, afirma Júlia Passos, aluna do quarto semestre de Sistemas de Informação. “O que eu mais gosto nas visitas é que sempre conseguimos despertar o interesse das garotas. Como não explicamos a atividade no início, as meninas não sabem exatamente qual é o objetivo daquilo que estão fazendo. Elas só descobrem no final da atividade e se surpreendem ao ver a imagem formada. No final de cada visita, sempre tem, pelo menos, uma menina que vem perguntar mais informações para nós sobre a carreira, que realmente ficou interessada! Essa é a melhor parte para mim!”

De acordo com as integrantes do GRACE, a ideia é de que as visitas sejam expandidas em breve para turmas do Ensino Médio. O projeto ainda abordará, a partir de 2020, temas de empreendedorismo voltados para as alunas de todos os cursos de graduação da EACH.

Gostaria de trazer o GRACE para a sua escola?

Basta preencher o formulário de contato no site do projeto ou acessar o Instagram para agendar uma visita.

Como ser uma integrante do GRACE?

A aluna interessada em participar do projeto pode entrar em contato por meio do site ou Instagram. A estudante pode estar matriculada em qualquer semestre de Sistemas de Informação e até mesmo cursar outra graduação. Todas as alunas são bem-vindas!