Aluno da EACH é premiado na 6ª Conferência Internacional de Educação Física e Ciências do Esporte

Postado em 17 de junho de 2021

Entre os dias 10 e 13 de junho, ocorreu em Jacarta, Indonésia, a 6ª Conferência Internacional de Educação Física e Ciências do Esporte, realizada em formato virtual e organizada pela Universidade Negeri Jakarta com parceria da Foundation for Global Community Health (GCH).

O tema da conferência se pautou pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030 da ONU, especialmente no Objetivo número 3, que tem como tema “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física da EACH/USP, Roberto Mossa, sob orientação e coautoria do professor Ricardo Uvinha, apresentou os resultados prévios da dissertação: “A bicicleta na cidade: interfaces entre a saúde e bem-estar na Agenda 2030 da ONU como a promoção da atividade física e o meio de transporte ativo em São Paulo”. No último dia de evento, na cerimônia de encerramento, o aluno da EACH foi contemplado com o prêmio de melhor trabalho e apresentação da sessão em que participou.

De acordo com o aluno Roberto Mossa: “A premiação foi motivo de grande alegria, visto que em minha sessão foram apresentados excelentes trabalhos, de autores e autoras de diferentes países como Sri Lanka, Malásia, Índia, China e da própria Indonésia, que pautaram temas de protocolos de treinamento e exercícios, lesões nos joelhos, lesões comuns a atletas de modalidades específicas, estudos sobre atividade física voltados à prevenção de doenças e alguns que trouxeram grande inovação, como a tecnologia 5g associada ao fomento da cultura esportiva na China.”

A conferência explorou uma abordagem interdisciplinar, especialmente para promover a atividade física ao longo da vida por meio da educação física, exercícios e ciências do esporte na Indonésia e em uma perspectiva internacional, com objetivo de aumentar a qualidade de vida através da atividade física e esportes em âmbito local e global.

A pesquisa apresentada pelo aluno da EACH objetivou discutir as implicações dos ODS e metas correlacionadas aos usos da bicicleta na cidade de São Paulo com os planos e ações do poder público. Para tal, além da pesquisa documental e análise de indicadores, houveram entrevistas de 18 atores sociais oriundos dos setores público, privado e da sociedade civil organizada participantes do estudo ISA: Atividade Física e Ambiente, conduzido na EACH/USP pelo GEPAF.

Contou-se também com a participação em forma de entrevista de cinco palestrantes internacionais do evento São Paulo Health and Wellness Forum, ocorrido na cidade em janeiro de 2020 e que teve como objetivo principal discutir o ODS número 3 e suas metas.