Aluno da EACH foi selecionado para participar de programa que tem parceria com a NASA

Postado em 22 de maio de 2018

O aluno Caio de Lima Granero, do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP, foi selecionado para participar do programa Young Scientist Program, organizado pelo Blue Marble Space Institute of Science (BMSIS) em parceria com a NASA, que visa promover oportunidades para que estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro participem de projetos de pesquisa e para que possam ter contato com a comunidade científica internacional.

Durante o programa, os alunos de graduação desenvolvem as atividades com supervisão direta de um mentor da BMSIS. O programa é online e tem duração de três meses e, ao final do projeto, os alunos devem fazer uma apresentação formal em uma conferência acadêmica.

O Blue Marble Institute of Science é um instituto de pesquisa sem fins lucrativos responsável por estudar a relação entre a Terra, exploração espacial e o futuro da humanidade. Formado por cientistas em diversas cidades do mundo e com grandes parceiros como NASA e Google.

Caio irá desenvolver um projeto de astronomia, orientado pelo Dr. Dimitra Atri, cujo tema é a análise exploratória de dados astronômicos usando inteligência artificial e machine learning para o estudo de planetas além do sistema solar. Os dados utilizados foram obtidos através de diversas missões espaciais nos últimos anos.

O processo de seleção de alunos ocorre uma vez ao ano. Neste ano, apenas dez pessoas foram selecionadas para trabalhar em diversos projetos de maneira remota. Caio foi o único estudante da América Latina a ser escolhido.

Confira a lista dos aprovados