Aluno de Gestão de Políticas Públicas tem trabalho premiado pela Unicamp e Instituto Vladimir Herzog

Postado em 27 de maio de 2022

A Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog realizaram ontem cerimônia virtual para apresentar o resultado do 2º Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Instituto Vladimir Herzog.

Na área Ciências humanas, sociais e econômicas foi selecionada em primeiro lugar a pesquisa de graduação “O enfrentamento da aporofobia pelo Congresso Nacional brasileiro”, de Douglas Henrique Santos da Silva, estudante do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP.

Ingressante do ano de 2018, o aluno está em fase de conclusão do curso e desenvolveu seu TCC premiado com a orientação do professor Rodrigo José Fuziger e coorientação da professora Ester Gammardella Rizzi.

A pesquisa buscou compreender como a aversão aos pobres e aos vulneráveis pode vir a ser enfrentada com medidas penais oriundas do poder legislativo, além de outras ações extrapenais especialmente no campo das políticas públicas.

Confira a cerimônia virtual de premiação:

Criada em 2020 para reforçar o compromisso da universidade com a defesa dos Direitos Humanos no Brasil, a premiação incentiva a criação e a difusão de conhecimentos que contribuam para a proteção e a promoção da dignidade da vida e de todas as formas de existência.

Em sua 2ª edição, o prêmio aceitou candidaturas de trabalhos encerrados e aprovados ao longo de 2021 em instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.