Alunos da UnATI viajam para Florianópolis e participam de fórum da terceira idade

Postado em 20 de outubro de 2017

Um grupo de alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da EACH/USP foi até Florianópolis, na primeira semana de outubro, para participar do XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Além de participarem das atividades promovidas pelo evento, os alunos também apresentaram uma peça de teatro e tiraram muitos risos da plateia.

Com duração de 18 minutos e escrita pelo funcionário Rogério Pimenta, a peça “Confusão na Morada do Sossego” se iniciou com diversas situações engraçadas e rotineiras com os moradores da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idoso) e terminou com uma situação de abandono de alguns idosos, despertando reflexões sobre o tema.

“A participação artística foi muito importante para os idosos, pois proporcionou a experiência de apresentarem um trabalho desenvolvido na EACH para um público numeroso e desconhecido”, destaca Rogério Pimenta, coordenador do grupo de teatro da UnATI. “Nossa apresentação foi bastante comentada entre os demais participantes, pois conseguiu fazer a plateia rir e se emocionar com uma mensagem bastante importante.”

Esta foi a primeira vez que os alunos da UnATI estiveram fora de São Paulo. No total, foram 27 inscritos, sendo que 19 eram alunos de teatro da terceira idade, um aluno de graduação e os demais eram matriculados em outras atividades da UnATI. “Considero surpreendente o número de participantes da EACH. O custo da viagem limitou esse número, pois muitos demonstraram interesse, mas não se inscreveram por motivos financeiros. Os temas abordados no evento agregaram bastante conhecimento para todas as categorias”, afirma Rogério.

Para ele, o convívio com todos os participantes da EACH durante a semana foi outro ponto a se destacar. A troca de experiência foi um rico laboratório para todos, agregando valores nas relações pessoais e no campo profissional.