Alunos de Gestão Ambiental fazem visita técnica na APA Baleia Sahy

Postado em 11 de dezembro de 2019

* Texto e fotos do Instituto Conservação Costeira (ICC)

Na última quarta-feira, dia 4 de dezembro, recebemos os alunos de graduação do curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Acompanhados pelo docente da disciplina de Saneamento Ambiental, o professor Marcelo Nolasco, cerca de 30 alunos realizaram uma visita técnica na APA Baleia Sahy junto à equipe do Instituto Conservação Costeira (ICC) e do colaborador convidado Luan Harder, Engenheiro Sanitarista.

O objetivo da visita, com uma abordagem mais técnica, era trazer as questões sobre o saneamento ambiental da região, apresentando os desafios do saneamento do Litoral Norte e a relevância para a conservação da natureza.

A visita iniciou com uma roda da conversa e apresentação no Portinho da Barra do Sahy. De lá, iniciaram um passeio de barco subindo o Rio Sahy e parando em pontos específicos, onde foram explicados e abordados os desafios do saneamento e pontos relevantes como a malha hídrica, lençol freático, as residências na beira do rio, o atual funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e os desafios do saneamento centralizado.

Todos os participantes puderam colocar suas visões sobre os temas, incluindo os caiçaras e barqueiros que acompanhavam o grupo, abordando o lado da pesca e trazendo o histórico da região. O passeio pelo Rio Sahy terminou com uma caminhada na Praia da Barra do Sahy, onde foi abordada a questão da balneabilidade das praias.

Após o almoço, o grupo reuniu-se nas dependências do Instituto Verdescola para o fechamento da visita com uma breve explanação da advogada do ICC, Fernanda Carbonelli, sobre os trabalhos e metodologias que o Instituto desenvolve em questões de políticas públicas relacionadas ao ordenamento territorial e conservação ambiental na APA Baleia Sahy e seu entorno.

A realização de visitas técnicas na APA Baleia Sahy proporciona a integração da teoria à prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos na instituição de ensino, com o mercado de trabalho e com a sociedade. Este intercambio de conhecimento entre os atores sociais da Unidade de Conservação e as instituições de ensino é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável da região, fomentando a pesquisa cientifica, o desenvolvimento e a geração de trabalho e renda, além da promoção e divulgação de referências educacionais como o Instituto Verdescola e a proposta inovadora na gestão de Unidades de Conservação Municipais, que o ICC realiza em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.