Alunos e professores da EACH participam de formação em educação e redução de riscos de desastres

Postado em 04 de abril de 2019

O Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC) da EACH/USP participou, na semana passada, da formação de jovens em Educação e Redução de Riscos de Desastres, oferecida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Realizada na UNIFESP, em São José dos Campos, a formação faz parte do projeto “Educação Ambiental para Redução de Risco de Desastres: uma abordagem crítica no ensino público da Zona Leste de São Paulo”, o qual é desenvolvido por alunos e professores que integram o GEAC e conta com financiamento do Programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Além da EACH, estiveram presentes também na formação estudantes e profissionais de outras instituições públicas como UFRJ, UFRRJ, UNIFESP, UNESP, INPE, entre outras. Os participantes compartilharam conhecimento em rodas de conversa, oficinas de cartografia social, tecnologias sociais e durante a visita ao CEMADEN. Muitas ideias surgiram nos dois dias de atividades e o grupo decidiu criar a “Rede de Educação e Redução de Riscos de Desastres” para o planejamento de ações integradas como a continuidade das formações, além de troca de experiências entre os projetos, publicações sobre a formação e os projetos em andamento.

Aproximadamente 20 alunos da EACH integram o Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC). Os estudantes são, em sua maioria, do curso de Gestão Ambiental da Escola. Há também colaboradores dos cursos de Ciências da Natureza e de Biotecnologia. A orientadora e coordenadora do grupo é a professora Flávia Noronha Dutra Ribeiro, que conta também com a contribuição dos professores Marcos Bernardino e Homero Fonseca, todos do curso de Gestão Ambiental.

Foto: Grupo de Educação Ambiental Crítica