“Areias do Mundo” é a nova exposição sediada pela EACH

Postado em 28 de agosto de 2017

A diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), professora Maria Cristina Motta de Toledo, inaugurou na tarde desta segunda-feira a exposição “Areias do Mundo”. O material poderá ser apreciado no hall de entrada do edifício da administração da EACH, onde ficará exposto até o dia 30 de novembro.

O objetivo da exposição é divulgar as Geociências a partir da observação de areias de várias regiões do Brasil e do mundo, a exemplo dos Lençóis Maranhenses, Litoral Norte de São Paulo, Marrocos, Antártica, Chile, Tailândia, Japão, Havaí, entre outros lugares. A ideia central é conhecer o ciclo da natureza e a história de cada lugar do planeta por meio da análise das características dos grãos de areia.

“Eu tenho um entusiasmo imenso pela educação científica e é um grande orgulho a EACH receber essa exposição porque a educação não pode deixar de lado a ciência”, explica a diretora da EACH, destacando as melhorias que os avanços científicos trouxeram à vida do homem. Segundo a professora, cada grão de areia traz a história da ciência e conta o ciclo pelo qual a natureza passa.

O material estava anteriormente exposto no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Cientec). A exposição é de autoria da professora Christine Bourotte, do instituto de Geociências da USP. Para ser produzida, contou com o apoio do Parque Cientec e da EACH com o fornecimento e impressão de materiais.

A exposição também traz várias informações pelo aplicativo QR Code. Os visitantes podem navegar, por exemplo, pelo Google Earth para visualizar o local de origem de cada sedimento. O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS.

A visitação poderá ser feita espontaneamente ou com acompanhamento, em pequenos grupos. Neste último caso será necessário o agendamento antecipado da visita, que pode ser feito através do e-mail: visita-each@usp.br, com os funcionários Ernani Barone ou Patrícia Viana.

 

Email this to someoneShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pagePin on PinterestShare on Tumblr