Artigo da EACH vence prêmio da Capes e Ministério da Infraestrutura

Postado em 06 de dezembro de 2021

O programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP teve artigo vencedor de premiação da CAPES e Ministério da Infraestrutura. O trabalho alcançou a primeira colocação da categoria Governança, do Prêmio CAPES/MInfra de Excelência em Pesquisa de Infraestrutura, edição 2021.

Outorgado pela CAPES em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o prêmio tem por objetivo estimular e reconhecer a produção de artigos em periódicos acadêmicos e científicos voltados para a temática de infraestrutura.

O artigo vencedor da EACH é um produto da pesquisa realizada pelo aluno Victor Bastos Lima, sob orientação do professor José Carlos Vaz, no âmbito da pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas. “Construindo capacidades relacionais a partir de arranjos institucionais: aprendizados da construção do sistema metroviário de Salvador” foi originalmente publicado na Revista do Serviço Público e envolveu também o GETIP (Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública) e o OIPP (Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas “Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo”).

A pesquisa analisou a trajetória da implementação do metrô de Salvador, a partir da lente analítica das capacidades estatais, procurando compreender o papel dos arranjos institucionais na construção de capacidades relacionais que permitissem a articulação de atores governamentais, do setor privado e organismos internacionais para a viabilização do empreendimento.

Lançado em agosto deste ano, o edital da premiação determinava que os artigos, além de publicados, deveriam fazer parte de trabalhos de conclusão de curso de mestrado ou de doutorado e defendidos no país. O vencedor de cada uma das cinco categorias de premiação receberá R$20 mil. A entrega do prêmio está prevista para dezembro.

Confira o artigo vencedor