Artigo do mestrado em Sistemas de Informação ganha destaque em premiação internacional

Postado em 06 de maio de 2016

A premiação britânica Emerald Literati Network Awards for Excellence concedeu recentemente o título de “Artigo Excelente” para o estudo realizado por Ana Rocío Cárdenas Maita, agora mestre em Sistemas de Informação pela EACH/USP.

Entre aproximadamente 60 artigos publicados em 2015, o artigo Process mining through artificial neural networks and support vector machines: a systematic literature review foi considerado o melhor na área de gestão de processos de negócios no periódico Business Process Management Journal, uma das 300 publicações comandadas pelo grupo editorial Emerald.

Por meio de uma sistemática revisão bibliográfica, o estudo aborda a mineração de processos, área de pesquisa que busca descobrir, monitorar e aprimorar processos de negócio reais por meio da extração de conhecimento a partir de logs de eventos disponíveis em sistemas de informação orientados a processos.

O principal objetivo do trabalho foi avaliar o contexto de aplicação de técnicas provenientes das áreas de inteligência computacional e de aprendizado de máquina, incluindo redes neurais artificiais, e máquinas de vetores de suporte, no contexto de mineração de processos.

O artigo contou com a orientação do professor Marcelo Fantinato e coorientação da professora Sarajane Marques Peres. Houve ainda a participação do aluno de graduação em Sistemas de Informação Lucas Corrêa Martins e do pesquisador Carlos Ramón López Paz, do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, de Havana, Cuba.