Atividades culturais animam as férias na Universidade

Postado em 07 de janeiro de 2016

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, os Museus e várias Unidades e Institutos Especializados da USP programaram atividades culturais para animar a Universidade durante o período de férias. São exposições, cursos, visitas monitoradas, palestras e oficinas que acontecem durante os meses de janeiro e fevereiro de 2016. A seguir, alguns dos destaques da programação:

Exposicao
Exposição sobre os três rios que permeiam a região do Bixiga

Exposição “Hidrofaixas”

O Centro de Preservação Cultural “Casa de Dona Yayá”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, abriga até o dia 12 de fevereiro, a exposição “Hidrofaixas: rios visíveis do Bixiga”, sobre os três rios que permeiam a região: o Itororó, o Saracura e o Japurá (ou Ribeirão do Bixiga).

A exposição é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 15h. O CPC fica na Rua Major Diogo, 353, em São Paulo. Mais informações na página do Centro de Preservação no Facebook.

Cursos de férias no Centro Universitário Maria Antonia

Também da Pró-Reitoria, o Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) realizará diversos cursos de férias nos meses de janeiro e fevereiro. Os cursos têm duração de três a quatro dias e abordam temas como o diálogo entre a música e a literatura russa; as tradições estéticas e a cultura contemporânea no Japão; a experiência histórica e a subjetividade em Arendt, Marcuse e Sennett; as relações entre o cinema e a literatura; e a história da arte contemporânea com enfoque nas exposições.

A programação completa pode ser conferida na página do Centro Universitário. O Ceuma fica na Rua Maria Antonia, 258 e 294, Vila Buarque, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3123 5213 / 5214 ou pelo e-mail cursosma@usp.br .

Cientec
Planetário Digital, instalação do sistema solar, exposições e trilhas ecológicas são as principais atrações do Parque Cientec

Parque Cientec

O Parque Cientec também estará de portas abertas durante as férias. Os frequentadores do Parque podem mergulhar na ciência e na tecnologia por meio das sessões no Planetário Digital, da instalação do sistema solar e das trilhas ecológicas, além de conhecer as exposições temporárias, como a recém-inaugurada “Matemática e Música”. Considerado uma reserva ecológica da Universidade, o Cientec tem 120 hectares de mata com lagos e as nascentes do Ipiranga.

O Parque Cientec funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h, e fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200, no bairro da Água Funda, em São Paulo. Mais informações na página do Parque ou pelo telefone (11) 5077-6312.

Museus da USP

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) abriga até o dia 5 de fevereiro, a exposição “Pelos caminhos da cidade de pedra: trinta anos de pesquisa arqueológica”, uma síntese do conhecimento produzido sobre os povoamentos pré-coloniais na região de Rondonópolis (MT). O MAE está localizado na Av. Almeida Prado, 1.466, na Cidade Universitária, em São Paulo. Para mais informações, consulte a página do MAE ou entre em contato pelo telefone (11) 3091-4905.

MAC2
“Visões da arte no acervo do MAC”, “Campos alterados” e “A Casa” são algumas das nove exposições em cartaz no MAC

No Museu de Arte Contemporânea (MAC), o público pode conferir nove exposições gratuitas. O destaque é para a exposição “Visões da arte no acervo do MAC USP 1900-2000: Bastidores”, que exibe o processo de montagem da exposição de mesmo nome, que entrará em cartaz no ano que vem e exibirá até 2020 o acervo permanente do Museu.

A exposição revela que a curadoria em museus não é um fim em si mesmo, mas abrange uma cadeia de ações coordenadas que vão desde a aquisição de obras, documentação, catalogação, conservação preventiva e restauro até as várias formas de extroversão, dentre as quais se situa a exposição. O MAC Ibirapuera fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, em São Paulo. Mais informações na página do MAC ou pelo telefone (11) 2648-0299.

O setor Educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, ligado ao Museu Paulista, preparou uma programação especial de férias. São oficinas, palestras e atividades envolvendo a leitura, para adultos e crianças. O Museu Republicano “Convenção de Itu” fica na Rua Barão de Itaim, 67, em Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240, ramal 3.

Visitas monitoradas no Cebimar

cebimar5
Visitas monitoradas gratuitas e exposição em comemoração aos 60 anos do Cebimar, em São Sebastião

No mês de janeiro, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) programou visitas monitoradas gratuitas para receber visitantes interessados em conhecer o Cebimar e aprender um pouco mais sobre o oceano, seus animais e plantas. As visitas serão realizadas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 14h, com duração média de duas horas, e compreendem uma excursão à praia, informações sobre os diferentes ecossistemas e observação de animais vivos expostos em tanques.

Para participar das atividades, os interessados devem preencher o formulário disponível na página do Centro. O Cebimar está localizado na Rodovia Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 – Praia do Cabelo Gordo, São Sebastião. Mais informações pelos telefones (12) 3862- 8433/8401, ou pelos e-mails ldsa@usp.br e academicacbm@usp.br

Além das visitas, o Cebimar também está promovendo a exposição fotográfica “Cebimar 60 Anos”, até o dia 13 de fevereiro, com imagens de ambientes e seres marinhos feitas por cientistas e amantes da natureza. A exposição está aberta de segunda a sábado, no Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat) da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião, localizado na Av. Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 130, em São Sebastião.

*Do USPOnline