Avaliação Institucional USP 2010 – 2014 acontece na EACH

Postado em 01 de setembro de 2015

Está sendo realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP a Avaliação Institucional USP 2010 – 2014. Feita a cada cinco anos em todas as unidades da USP, a Avaliação atende a uma resolução legal do Conselho Estadual de Educação e tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior a partir da análise das informações obtidas pelos avaliadores. Ao longo do primeiro semestre, os presidentes e membros das comissões estatutárias, as diretoras, os assistentes e outros colaboradores elaboraram o relatório de autoavaliação, etapa prévia à realização da avaliação externa.

A diretora da EACH, Maria Cristina Motta de Toledo, realizou na manhã desta segunda-feira uma apresentação introdutória com diversas informações sobre a Escola aos avaliadores: Sonia Maria da Silva Gomes, professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, e ao italiano Alberto Spisni, professor do Instituto de Química Biológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Parma. A participação de dois professores externos à USP é uma das exigências da Avaliação.

Entre as informações apresentadas, a diretora da EACH destacou que a unidade conta com 52% de alunos vindos da Escola Pública, o maior índice da USP. Maria Cristina falou também sobre o desenvolvimento da Pós-Graduação na Unidade nos últimos cinco anos, que atualmente conta com dez programas em funcionamento e obteve recentemente mais um curso de pós-graduação aprovado: Bioquímica e Biologia Molecular.

A pesquisa, que atualmente conta com 61 grupos, a graduação, que tem mais de 4500 alunos, além da cultura e extensão da EACH também foram temas abordados, juntamente com informações sobre os recursos humanos existentes e a estrutura organizacional. Depois da apresentação, professores e funcionários da Escola que estão colaborando com a realização da avaliação iniciaram os debates sobre a gestão administrativa da Escola.

Os temas abordados na avaliação abrangem todos os eixos da atividade acadêmica, além dos processos de gestão, do apoio administrativo e a interação com o entorno da Unidade.

As discussões deverão ocorrer durante várias reuniões que serão realizadas até a próxima sexta-feira, envolvendo professores, funcionários e alunos. Ao final do processo de avaliação, os avaliadores farão a entrega do relatório final diretamente para a Reitoria da USP para a análise do Conselho Permanente de Avaliação da USP (CPA). As informações serão utilizadas para o planejamento da EACH.