Biblioteca da EACH recebe exposição sobre trajes de divindades

Postado em 10 de agosto de 2018

Mais de 20 modelos diferentes de trajes de divindades estão expostos na Biblioteca da EACH/USP. Eles foram desenvolvidos pelos alunos do terceiro ano do curso de Bacharelado em Têxtil e Moda da Escola, como trabalho final da disciplina “Projeto e Modelagem II”. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Biblioteca.

“A proposta é que os alunos deveriam desenvolver a modelagem e a confecção também de um vestido, tendo como referência o tema Divindades”, explica a professora Isabel Italiano, docente responsável pela disciplina. “Baseados no tema, os alunos buscaram uma divindade e, a partir de seus atributos, de sua representação e de seus significados, criaram um traje e desenvolveram sua modelagem, que constitui o tópico principal da disciplina.”

Envolvendo corte e costura, a confecção dos trajes expostos foi feita pelos próprios estudantes, o que é fortemente incentivado pela professora. O resultado é uma exposição bem diversificada, com temas ricos em termos de cores e atributos. É possível encontrar trajes de Kuan Yin (deusa budista da compaixão), Nossa Senhora Aparecida, Iansã (senhora dos raios, ventos e tempestades), Te Fiti (deusa do filme Moana), Lilith (deusa da noite), entre outras divindades.

Horário de funcionamento da Biblioteca da EACH/USP:

De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h

Sábado: das 9h às 13h