Campanha Adapta Keraciaba recebe prêmio como melhor iniciativa universitária pelo Cemaden Educação

Postado em 02 de março de 2021

A Campanha Adapta Keraciaba foi criada em novembro de 2020, em plena pandemia da COVID-19, para mobilizar e engajar a comunidade na redução de riscos de desastres que ocorrem no entorno da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), como inundações nos bairros Jardim Keralux e Vila Guaraciaba. Totalmente adaptada ao distanciamento social e utilizando canais de comunicação dos riscos, a campanha promove diálogos sobre a percepção dos desastres, a segurança alimentar comunitária e a importância da articulação institucional no enfrentamento desses desastres.

A mobilização virtual de atuação colaborativa da universidade pública com a comunidade é coordenada por jovens universitários do Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC) da EACH/USP, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e integrantes do Instituto União Keralux (INKER).

Divulgação: Keraciaba

A equipe é composta por: Beatriz Luna, Bianca Meneguetti, Carol Gigeck, Laura Domingues, Letícia Milene, Luiz Guiherme, Maíra Ataide, Rafael Damasceno, Rafael Júlio e Victoria Caroline Alves (graduandos no Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP), Júlia Luna e Kaio Gameleira (graduandos no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP), Felipe Ricardo (graduando em Licenciatura em Geografia do IFSP) e Adriana Poveda (Diretora do Instituto União Keralux e Moradora do Jardim Keralux). Entre estes, participam 2 embaixadores de saúde planetária, Laura e Rafael, e um integrante e uma ex-integrante do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais, Kaio (articulador local e morador da Vila Guaraciaba) e Victoria (ex-pesquisadora bolsista), ambos os projetos fomentados pelo IEA/USP.

A premiação da 5ª edição da Campanha Nacional #AprenderParaPrevenir, esta promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), ocorreu no dia 25 de fevereiro e a Campanha Local “Adapta Keraciaba!” foi reconhecida com o Prêmio de Mérito na categoria iniciativa universitária inspiradora. O júri técnico responsável pela análise da proposta e escolha foi composto por: Pacita Franco (Defesa Civil de Santos/SP), Marisa Mascarenhas e Márcio Andrade (CEMADEN). Dentre os prêmios resultantes do reconhecimento, estão: 1 troféu elaborado por impressora 3D e pintura manual, 1 pluviômetro semiautomático e 1 kit educativo com materiais temáticos.

O primeiro vídeo da Campanha, focado em apresentar orientações de prevenção antes, durante e após inundações, já foi lançado no canal do YouTube do GEAC e nas plataformas digitais do grupo. Confira:

Os próximos passos envolvem a continuidade de criação e divulgação dos vídeos buscando reunir agentes de saúde, grupos e Coletivos da Arte e Cultura e moradores e moradoras que se articulam na região para integrar a produção de materiais de divulgação científica sobre os desastres do clima, com foco nas inundações e nas particularidades do Jd. Keralux e da Vila Guaraciaba.

Curta as redes sociais do GEAC, compartilhe os vídeos e ajude a dar visibilidade à campanha  “Adapta Keraciaba”. Conheça também os trabalhos que o GEAC já desenvolve. Com a sua ajuda, é possível contribuir cada vez mais para a resiliência das comunidades na zona leste de São Paulo!

* Com informações de Patrícia Mie Matsuo, Victoria Caroline de Souza Alves e Letícia Milene Bezerra Silva.