Com cerimônia budista, EACH homenageia comunidade nipo-brasileira e celebra 11 anos do Jardim das Cerejeiras

Postado em 13 de setembro de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e a Prefeitura da Área Capital Leste da USP realizaram nesta sexta-feira uma cerimônia de homenagem à comunidade nipo-brasileira pelos 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil e também pelos 11 anos do Plantio das Cerejeiras na Escola.

Com a presença de funcionários, professores e alunos, a cerimônia foi conduzida pelo monge Francisco Handa e pela monja Renkon, do Templo Zen Budista. Após as homenagens e as orações, foi inaugurada uma placa comemorativa no Jardim das Cerejeiras, localizado na lateral do edifício I1.

O Jardim da EACH possui uma árvore de Ginkgo Biloba (Itiyou no Ki) plantada há 11 anos. Esta árvore representa a “paz mundial” e veio de uma semente de uma Ginkgo Biloba sobrevivente da explosão da bomba atômica em Hiroshima, no Japão.

Além disso, houve também uma palestra com Takashi Morita e outra com Kunihiko Bonkohara, ambos da Associação Hibakusha Brasil pela Paz. Eles são sobreviventes da explosão da bomba atômica em Hiroshima. Morita é autor do livro “A última mensagem de Hiroshima. O que vi e como sobrevivi à bomba atômica”, da editora Universo dos Livros.

O evento foi organizado pelos professores Rosa Chubaci e Luis Mochizuki e contou com a participação da diretoria da Escola, assim como da Prefeitura da Área Capital Leste.