Conselho Universitário aprova criação da Prefeitura da Área Capital-Leste

Postado em 05 de maio de 2016

O Conselho Universitário aprovou, na sessão extraordinária realizada no dia 19 de abril, a criação da Prefeitura da Área Capital-Leste. Protocolado desde 2014, o pedido de uma prefeitura própria na área leste do Campus Capital foi aceito, tendo sido aprovado pelas Comissões de Legislação e Recursos e de Orçamento e Patrimônio. Dessa forma, não será criado um novo campus e a denominação agora oficialmente reconhecida será “área leste do Campus Capital”.

Atualmente, a área está sob responsabilidade da Prefeitura do Campus da Capital mas, com a mudança, esta área do campus ganhará mais agilidade para tratar questões externas e estruturais do local.

“Acredito que a criação da prefeitura é uma decisão acertada para resolver eficientemente questões do dia a dia, deixando a EACH mais focada em suas próprias atribuições como Unidade de Ensino e Pesquisa, participando, naturalmente, do conselho gestor e do que for necessário”, afirma a diretora da EACH, professora Maria Cristina Motta de Toledo.

Entre as principais questões a serem encampadas pela prefeitura,  estão os contatos frequentes com a CPTM, devido às obras de construção da linha Jade e as interferências na área do campus; o contato com a Polícia Militar e ECOVIAS, para tratar de eventuais ocorrências envolvendo os acessos à universidade; e a negociação de utilização das áreas externas do campus  pela comunidade do entorno, aproximando a USP das lideranças comunitárias da região.

Conforme consta no Estatuto da Universidade, compete ao reitor a escolha do prefeito e do vice-prefeito. Também será criado o Conselho Gestor da Área, que deverá ser composto pelo prefeito e vice-prefeito, pelos diretores da EACH e da Escola Politécnica, pelos superintendentes de Assistência Social, de Tecnologia da Informação e do Espaço Físico, além de representantes docente, discente, dos servidores técnico-administrativos e um representante da região, sem vínculo com a universidade.

Até o momento, não há uma previsão por parte da Reitoria para fazer as nomeações para os cargos.

Mais informações:

Assistência Técnica de Apoio aos Órgãos Centrais