Copa CEPEUSP de Futebol faz homenagem em memória de funcionário da EACH

Postado em 17 de agosto de 2017

Família participou da homenagem no CEPEUSP. Foto: Antonio Carlos O. Macedo/EACH

A primeira partida da Copa CEPEUSP de Futebol, tradicional competição que reúne funcionários e docentes da universidade, apresentou uma homenagem a Cristiano Flauzino Silva, funcionário da enfermagem da EACH falecido em abril deste ano após uma árdua luta contra o câncer. O jogo foi realizado no último sábado, no campo 2 do CEPEUSP, no Butantã.

Os atletas do time HU/EACH, equipe na qual Cristiano jogava, entraram em campo carregando um banner que continha fotos do funcionário e uma mensagem de agradecimento. O time posou para fotos ao lado do banner e o entregou à família de Cristiano, que foi convidada para assistir ao jogo contra o time SAS/FEA/IMI/ECA. Todos os jogadores fizeram um minuto de silêncio antes do início da disputa, que acabou com a vitória do time HU/EACH por 5 a 0.

“Tínhamos muita dificuldade em reunir 11 pessoas para a partida aos sábados devido aos vários compromissos de todos. Um dos que sentiam essa dificuldade era exatamente o Cristiano, pois tinha toda a rotina de tratamento. No entanto, no dia do jogo muito nos surpreendia quando ele era o primeiro a chegar”, afirma Antonio Carlos de Oliveira Macedo, funcionário da EACH e jogador do time HU/EACH. “O grande legado que o Cris me deixou foi exatamente essa superação e alegria de viver. Eu nunca o ouvi reclamar da doença ou usá-la como desculpa para nada.”

Funcionário da EACH desde janeiro de 2006, Cristiano disputou o campeonato da USP por várias vezes. Ele jogou pelo time da Reitoria, pelo HU e pela EACH. Campeão das quatro primeiras edições da copa, o time do HU ficou um período sem conquistar títulos e depois voltou a se destacar, chegando ao vice-campeonato em 2015 e 2016, quando o time se uniu à EACH e quando Cristiano estava em campo defendendo a equipe.

Para Marcelo Arlindo Vasconcelos Rodrigues, médico do HU e também atleta do time, o que o Cristiano deixou de mais marcante foi “a capacidade de se superar. Nós o vimos jogar muitos jogos após sessões de tratamento e ele conseguia superar os efeitos colaterais e manter suas atividades normalmente, sem reclamar. Isso é muito admirável”.

A Copa de Futebol de Campo 2017 está em sua 8ª edição e acontece até o dia 25 de novembro. As partidas são sempre aos sábados, no campo do CEPEUSP, entre 9h e 13h.

Cristiano (o primeiro agachado do lado direito) no time vice-campeão de 2016. Foto: Divulgação

 

Cristiano (à dir.) posa para foto com medalha do vice-campeonato de 2015 ao lado de Anderson (centro) e Antonio Carlos. Foto: Gabriel Almeida/EACH