Curso de Biotecnologia da EACH tem o seu lançamento oficial

Postado em 11 de setembro de 2017

Foi realizado na última terça-feira, dia 5 de setembro, na Sala do Conselho Universitário da USP, o lançamento oficial do curso de graduação em Biotecnologia que será oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) a partir do primeiro semestre de 2018, com 60 vagas para o período diurno.

Após a aprovação realizada pelo Conselho Universitário no dia 4 de julho, o curso finalmente obteve o seu lançamento oficial em um momento histórico cuja mesa de abertura contou com a  presença do reitor da USP, Marco Antônio Zago; do vice-reitor, Vahan Agopyan; do pró-reitor de graduação, Antônio Carlos Hernandes; da diretora da EACH, Maria Cristina Motta de Toledo e a vice-diretora, Neli Aparecida de Mello-Théry; e do presidente da Comissão de Graduação da EACH, professor Luciano Digiampietri.

A coordenadora pro tempore do curso, Viviane Nunes, foi a primeira a falar sobre a criação do curso destacando a sua importância para o desenvolvimento da sociedade: “considerando que o Estado de São Paulo concentra 40% das empresas da área de Biotecnologia de todo o país, e que a experiência docente, a qualidade de ensino, pesquisa e serviços que a USP pode disponibilizar, entendemos que essa Universidade possui todos os elementos essenciais para garantir o sucesso na formação de recursos humanos na área de Biotecnologia”. A professora finalizou agradecendo todo o apoio recebido para a criação do curso destacando que “o trabalho em equipe nos trouxe até aqui”.

O professor Luciano Digiampietri falou sobre a importância da criação do primeiro novo curso da EACH, que possuía dez cursos de graduação desde a sua criação, e o desafio que isso significou. “Fazer uma nova proposta já é um grande desafio. Portanto, eu parabenizo a equipe que enfrentou de maneira glamourosa esse desafio e propôs a criação de um curso inovador.”

Um dos idealizadores do curso e presidente da Comissão de Pesquisa da EACH, professor Diego Falceta, levou até os presentes diversas informações sobre a área de Biotecnologia, como por exemplo o dado de que esta área é responsável por pelo menos 1,3 milhões de empregos diretos em diversos países, movimentando um mercado de 1 trilhão de reais. Agricultura, saúde e indústria são setores estratégicos.

“O Brasil tem todo o potencial de mão de obra, de mentes e de diversidade biológica para entrar com força neste mercado.  Agricultura, saúde e indústria são setores estratégicos para qualquer nação. Qualquer país do mundo vai ter que investir nestes três setores nos próximos anos. Este é o mercado do séc. XXI e mais do que isso, já que estamos falando do futuro”, afirmou o professor Diego Falceta.

Também marcaram presença no evento representantes de grandes empresas da área da Biotecnologia, que trouxeram diversas informações sobre as suas formas de atuação e se mostraram abertas a oportunidades futuras de parcerias. As empresas representadas foram:  Thermo Fisher Scientific, LGC Biotecnologia, Monsanto e G&E.

Também presente no evento de inauguração do curso de Biotecnologia, a diretora da EACH, professora Maria Cristina Motta de Toledo, agradeceu à equipe que tomou a iniciativa da criação de um novo curso de graduação: “agradeço a todos os colegas que deram esse passo ousado. Após todas as dificuldades que já enfrentamos, eu não me canso de me entusiasmar. Obrigada aos professores e funcionários que tornaram isso possível. Com o trabalho que os nossos docentes já estão desempenhando e todo o apoio que estamos recebendo dos órgãos centrais da USP, tenho certeza que o curso de Biotecnologia será um sucesso”.

Para finalizar, o reitor da USP, Marco Antônio Zago, agradeceu a todos os professores envolvidos com a criação do curso, agradeceu pela presença de todos que participaram do evento e destacou que “o grande desafio da universidade é formar os jovens para o futuro.” O Reitor elogiou a iniciativa da EACH ressaltando que “uma das missões da Universidade é formar competências. Temos de fazer aquilo que os outros ainda não fizeram. É preciso coragem, porque o mundo é de quem tem iniciativa”.

O evento contou também com a participação do funcionário da EACH, Rogério Pimenta, que foi o mestre de cerimônia.

Confira aqui algumas imagens do evento.

Confira abaixo um vídeo produzido pela EACH sobre o curso de Biotecnologia.