Curso de Gestão de Políticas Públicas apresenta seus egressos para prefeitos eleitos

Postado em 07 de dezembro de 2020

O curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP está promovendo uma divulgação de seus egressos para os prefeitos recém-eleitos. A ação de divulgação envolve também os cursos de Administração Pública da UNESP (Araraquara) e UNICAMP (Limeira).

Trata-se de uma iniciativa do LabGov da EACH/USP e da EJ Vertuno, articulada com as coordenações dos três cursos de graduação, para informar os políticos e as prefeituras sobre a formação acadêmica nas três universidades públicas estaduais cujos egressos possuem as competências para trabalhar com gestão e políticas públicas na administração pública municipal.

“Muitos médios e pequenos municípios têm dificuldade de encontrar profissionais para compor a equipe de governo, sobretudo nos cargos de direção pública como por exemplo secretários municipais, coordenadores de áreas e gerentes de programas”, explica o professor Fernando Coelho, que está participando das apresentações do curso e de ex-alunos para as prefeituras. “Às vezes, recebemos contatos de prefeitos ou assessores pedindo indicação de formados para ocupar esses cargos. Considerando essa oportunidade e objetivando potencializá-la, resolvemos realizar a campanha.”

De acordo com o professor, no município de São Paulo aproximadamente 150 egressos do curso da EACH ocupam cargos em comissão, independente de filiação político-partidária. Muitos deles iniciaram na prefeitura como estagiários e esse processo ocorre desde 2008, quando a primeira turma de Gestão de Políticas Públicas se formou. Há também egressos em prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo, sendo que alguns são secretários municipais.

“Consideramos que é a hora e vez da gestão pública municipal paulista identificar os nossos egressos e contarem com esses profissionais na formação de suas equipes de trabalho, como ocorre na cidade de São Paulo e adjacências”, ressalta o professor.

A divulgação dos três bacharelados e de seus egressos se dá por meio das redes sociais e mailings de associações de municípios e redes municipalistas, além de menções em apresentações que são realizadas para prefeitos e equipes. Para facilitar a execução da divulgação, o Estado de São Paulo foi dividido em três macrorregiões e, dependendo da localização do contato, a oportunidade é direcionada para a USP, UNESP ou UNICAMP.