Curso de GPP lança material sobre áreas de atuação profissional

Postado em 01 de setembro de 2017

O curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP lançou recentemente, em parceria com sua Empresa Júnior – Vertuno, um material que apresenta os segmentos ocupacionais nos quais os egressos do curso geralmente atuam no mercado de trabalho.

O folder traz 20 áreas de atuação profissional em um formato bem visual e com texto bem claro e objetivo. Baseado em pesquisa com egressos, o material foi produzido para a Feira USP e as Profissões e foi destaque entre os materiais dos cursos distribuídos para os visitantes.

“Fomos elogiados por muitos professores e funcionários de outras unidades, bem como pelo pessoal da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP”, afirma o professor Fernando Coelho, do curso de Gestão de Políticas Públicas. Segundo ele, o objetivo do material é demonstrar as diversas possibilidades que existem no mercado de trabalho.

“É muito comum que vestibulandos e alunos dos primeiros anos tenham o imaginário associado apenas com o tradicional concurso público como porta de entrada no mercado de trabalho para os egressos de GPP”, ressalta o professor, que é coordenador da pesquisa Itinerários Formativos e Trajetórias Profissionais, estudo que deu origem ao material produzido.

Iniciada em 2011, a pesquisa é conduzida com aproximadamente 600 egressos da graduação e envolve o monitoramento de ex-alunos pelas redes sociais, análise de convênios de estágios, grupos focais e enquetes online.

O folder produzido para a Feira de Profissões pode ser acessado online. Para novembro está previsto o lançamento de uma revista gratuita com descrições mais detalhadas de cada segmento de atuação.