Curso de letramento racial quer contribuir para a permanência de jovens negros na USP

Postado em 01 de abril de 2022

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e a permanência de jovens negros na USP, o projeto de extensão Sanzala Dia Nzambi promove de 5 de abril a 26 de junho o Curso de Letramento Racial. Podem participar estudantes, funcionários e docentes negros da Universidade, e é necessário fazer a inscrição até o dia 4 de abril pelo formulário on-line neste link.

Com a ideia de oferecer conhecimento crítico sobre questões raciais, o curso abordará três grandes tópicos: Panorama das questões raciais no Brasil, A experiência subjetiva de ser negro e O movimento de estudantes e negros na universidade. A programação completa está disponível clicando aqui.

As aulas serão transmitidas por meio de plataforma digital, na qual serão disponibilizados fóruns de discussão, vídeos, textos e encontros síncronos e assíncronos com os alunos cadastrados. Serão três módulos: Conferência, Encontro e Roda de Conversa.

Entre os palestrantes do curso estão Gislene dos Santos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); Jupiara Castro, do Núcleo de Consciência Negra (NCN); Rosenilton Silva de Oliveira, da Faculdade de Educação (FE); e Rosângela Malaquias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Para participar acesse o formulário de inscrição e saiba mais em: https://sites.google.com/usp.br/sanzala.

*Do Jornal da USP