Curso de Lazer e Turismo recebeu palestrante especializado no turismo LGBT

Postado em 21 de outubro de 2016

O curso de Lazer e Turismo da EACH recebeu, no último dia 18, Clóvis Casemiro, representante no Brasil da International Gay & Lesbian Travel Association – IGLTA para palestras para os alunos da disciplina de Agências de Turismo, a convite do docente responsável, professor Marcelo Vilela de Almeida.

A IGLTA é a organização líder mundial dedicada a conectar e educar os viajantes LGBT e as empresas que os acolhem e os apoiam. Sua missão é fornecer informações e recursos para os viajantes LGBT e expandir o turismo LGBT globalmente, demonstrando seu significativo impacto social e econômico.

Na ocasião, Casemiro apresentou dados sobre a atuação da entidade, que tem entre seus membros empresas do trade turístico mundial, como hotéis, companhias aéreas, destinos, imprensa, operadores e agentes de turismo e operadores de cruzeiros. O palestrante mencionou pesquisas que apontam que de 1,133 bilhões de chegadas em viagens internacionais, 56 milhões correspondem ao público LGBT, segmento que tem um impacto de US$ 100 bilhões nos Estados Unidos.

Fez parte da apresentação, ainda, uma discussão sobre os perfis dos turistas LGBT, as novidades deste mercado (como a expressividade do segmento em países como China e Japão) e as ações que destinos e eventos realizam para captar estes públicos.

De acordo com o professor Marcelo Vilela de Almeida, do curso de Lazer e Turismo da EACH, “a iniciativa insere-se no objetivo da disciplina de trazer as realidades do mundo profissional para a sala de aula, a fim de diminuir a distância entre a formação acadêmica e as práticas de mercado. Neste sentido, a palestra alcançou pleno êxito, indo muito além do senso comum que normalmente caracteriza a visão (por vezes preconceituosa e estereotipada) que existe sobre o segmento”.

Por fim, o palestrante mencionou as ações da Fundação IGLTA, que oferece bolsas de estudos e realiza pesquisas sobre o tema e fez um convite aos estudantes para que acompanhem as convenções anuais da entidade (a próxima ocorrerá na Flórida, Estados Unidos, em 2017).