Curso de Obstetrícia da EACH realiza curso de reparo de laceração perineal

Postado em 10 de julho de 2019

As simulações realísticas têm sido, cada vez mais, utilizadas na formação de profissionais da área da saúde com a finalidade de preservar as pessoas de terem o seu corpo como objeto de aprendizagens/experimentos de técnicas/procedimentos e, também, de atender à demanda crescente do número de estudantes de graduação.

No curso de Obstetrícia da EACH/USP esta metodologia tem auxiliado e facilitado o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos no campo clínico. O objetivo deste curso é instrumentalizar os alunos, por meio de simulações, para o desenvolvimento de competências relativas ao reparo cirúrgico de lacerações perineais no pós-parto, além de ensinar a paramentação para o parto normal.

O trauma perineal é muito comum no parto normal. Ele resulta de lesões espontâneas, denominadas lacerações, que são classificadas em graus, de acordo com as estruturas atingidas na sua profundidade, ou seja, pele e mucosa vaginal, essas mais superficiais e mais frequentes, até aquelas profundas, como os músculos perineais.

Diante desta problemática, adquirir habilidade na reparação do trauma perineal, de forma a restituir a anatomia e a função do períneo da mulher, é uma preocupação dos docentes que ministram aulas e supervisionam estágios curriculares em “sala de parto”. Exercitar as técnicas antes da inserção do estudante no campo de prática clínica na assistência ao parto é uma atividade pedagógica imprescindível.

A prática de sutura no laboratório é realizada com os mesmos fios cirúrgicos que, em geral, estão disponíveis nas maternidades e utiliza-se língua de boi para simular os tecidos perineais lacerados durante o parto vaginal.

O curso de reparo de laceração perineal é ministrado com carga horária de 16 horas, sendo 25% teórico e 75% prático. É uma atividade realizada no Laboratório de Saúde da EACH e é oferecido no final do 7º semestre de graduação,  período que antecede a ida da turma para o campo de estágio hospitalar.