Curso de Têxtil e Moda participa de curso de capacitação para pessoas em situação de rua

Postado em 11 de março de 2019

Seis alunos da graduação e mais oito estudantes do mestrado em Têxtil e Moda da EACH estão atuando efetivamente no Programa Operação Trabalho com 30 pessoas em situação de rua.

A atividade é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direitos Humanos e Cidadania.

As atividades de formação que serão desenvolvidas irão capacitar os 30 selecionados em diversas áreas de conhecimento envolvendo ações práticas e teóricas no universo têxtil e da moda.

Os cursos serão oferecidos todos os dias da semana durante quatro horas, nos períodos da manhã e da tarde. Os alunos da EACH estarão envolvidos nas atividades nos próximos seis meses.

Os estudantes da EACH ministrarão palestras e workshops envolvendo assuntos relacionados à cadeia têxtil e à industria da moda. Entre os temas, estão: tecnologia têxtil, fibras, fios, tecidos, beneficiamentos, segmentos de vestuário, história do tapete, história da moda, moda contemporânea,  primeiros e principais estilistas da história da moda, estilistas contemporâneos, atualidades em desfiles, criatividade, eco design, remanufecturing, empreendedorismo, gestão financeira, relacionamento com o mercado e com o cliente, entre outros assuntos.

As atividades estão previstas para acontecer no Centro Público de Direitos Humanos, equipamento público no bairro do Cambuci. O conteúdo das oficinas explora a vocação econômica da região que é próxima de bairros como Brás e Bom Retiro, reconhecidos pela atuação no setor têxtil.

Os participantes foram selecionados pela Secretaria de Direitos Humanos, junto ao público acolhido na rede sócio-assistencial do município. Os beneficiários contemplados pelo Programa Operação Trabalho devem estar desempregados, residir na capital e pertencer à família de baixa renda.

O projeto conta com a parceria do Instituto Becei e da SUSTEXMODA- EACH/USP e tem como objetivo a promoção da qualidade de vida deste grupo, além de proporcionar atividades profissionalizantes e de autonomia financeira.

A professora da EACH, Francisca Dantas Mendes, representou a Escola na reunião em que a atividade foi firmada.

Fotos: SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho