Curso de Têxtil e Moda recebe a visita de representantes da mais antiga universidade do continente Americano

Postado em 27 de julho de 2017

O curso de Têxtil e Moda da EACH recebeu, no mês de julho, a visita de vários representantes da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru. Pelo menos doze professores da Escola de Engenharia Têxtil e Confecções da universidade peruana passaram uma semana na cidade de São Paulo para conhecer mais sobre a EACH, e sobre o ramo têxtil local.

Recepcionados pelo professor Maurício de Campos Araújo, os visitantes participaram de uma reunião de boas-vindas com a participação da vice-diretora da EACH, Neli Aparecida de Mello-Théry, e depois tiveram a oportunidade de conhecer de perto todas as atividades que são cotidianamente desenvolvidas pelo curso de Têxtil e Moda da Escola.

A ideia da visita da mais antiga universidade da América é estudar a possibilidade do estabelecimento de um convênio. “O assunto é de interesse dos professores da Escola de Engenharia Têxtil e Confecções da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, que é um curso que existe há oito anos e nasceu com boas influências do que é desenvolvido nos cursos da área na América do Norte, da Espanha e também do Brasil. É importante o trabalho em conjunto das duas universidades para o desenvolvimento mútuo das atividades desenvolvidas nas áreas de ensino e pesquisa.” – disse o decano Carlos Quispe Atúncar, integrante da delegação peruana que esteve na EACH.

Diretor Oscar Tinoco Gomez (à dir.) ao lado do Decano Carlos Quispe Atúncar
Diretor Oscar Tinoco Gomez (à dir.) ao lado do decano Carlos Quispe Atúncar

Para o diretor da Escola de Engenharia Têxtil e Confecções, Oscar Tinoco Gomez, “a ideia é já começarmos as atividades entre as duas universidades no trabalho em conjunto na área da pesquisa. Enquanto isso avançaremos na possibilidade de firmar um convênio entre as duas universidades. O convênio poderá incluir alunos de graduação e pós-graduação, além dos professores das duas instituições.”

A delegação peruana também aproveitou a visita à cidade de São Paulo para conhecer a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e a Escola Senai Têxtil e Vestuário de São Paulo.

Sediada em Lima, a Universidad Nacional Mayor de San Marcos é a mais importante universidade peruana e a mais antiga universidade do continente Americano. Ela foi fundada no ano de 1551 e passaram por ela os mais importantes cientistas, políticos, escritores e filósofos do Peru contemporâneo.