Dissertação da EACH sobre futebol e turismo é premiada pelo Ministério da Cidadania

Postado em 03 de agosto de 2020

A EACH/USP se destacou novamente em premiações de trabalhos acadêmicos. Dessa vez, o contemplado foi o estudante Fillipe Soares Romano, cuja dissertação de mestrado alcançou a primeira colocação do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor – Edição 2019, organizado pela Secretaria Nacional de Futebol do Ministério da Cidadania.

Intitulada “Atratividade Turística em estádios de futebol: visitação no estádio Arena Corinthians”, a dissertação premiada buscou compreender o estádio de futebol além do esporte e da relação com o clube que o administra.

“O objetivo era entender como o turismo esportivo surge como opção de viabilidade econômica para manutenção desses estádios, bem como a construção desse estádio interferiu na vida dos moradores do entorno e se os mesmos compreendem o estádio como legado de megaeventos e atrativo turístico”, explica Fillipe Soares, o qual foi orientado em seu trabalho pelo professor Ricardo Uvinha.

O estudante ainda abordou uma série de ações e recomendações que dialogam com a perspectiva de apropriação, pertencimento e uso do estádio. “Há um capítulo que trata dos subsídios para criação de políticas públicas, instrumentos de planejamento e execução na área de lazer e turismo que difundem a atratividade do estádio e do segmento de turismo esportivo”, destaca ele. Confira aqui o resumo da dissertação.

No momento, Fillipe está no Doutorado em Turismo e tem a pretensão de entender essa atividade de maneira macro, com os estados do sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) na perspectiva de lazer e turismo.

Premiação

A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor entregará troféu, certificado e ainda fará a publicação da dissertação em formato de livro.

A cerimônia está prevista para ocorrer em Brasília, porém não há data definida devido ao distanciamento social como medida de prevenção à COVID-19.

Para tratar do tema, mesmo que seja de forma virtual, o Ministério da Cidadania está promovendo webinar online, do qual o aluno da EACH participará na próxima terça-feira, dia 4 de agosto.

O evento discutirá o tema “Legado dos Megaeventos Esportivos: As Arenas” e poderá ser acompanhado pelo canal no YouTube, a partir das 14h.