Dissertação de ex-aluna da pós-graduação se transforma em livro

Postado em 03 de junho de 2019

Após concluir o mestrado em Estudos Culturais na EACH, Aline Ribeiro teve sua dissertação selecionada no edital de novos autores da Editora Letramento para ser publicada em formato de livro.

A pesquisa analisou sentidos atribuídos à velhice e ao envelhecimento femininos, refletindo a partir da intersecção entre categorias como gênero, classe e geração. O livro apresenta a narrativa de dez mulheres, todas moradoras da região metropolitana de São Paulo, por meio de autores da Sociologia, Filosofia, Estudos Culturais, entre outras áreas. Quatro eixos principais fazem parte da discussão, sendo eles: as percepções sobre a velhice e sobre o processo de envelhecimento, as transformações corporais, as especificidades de gênero e a relação entre menopausa e envelhecimento.

Aline ingressou na pós-graduação da EACH em 2016 e a concluiu em novembro de 2018, sob orientação da professora Régia Cristina Oliveira. Depois da conclusão do mestrado, a dissertação foi submetida à segunda edição da Temporada de Originais do Grupo Editorial Letramento, o qual abre uma seleção nacional para que autores brasileiros, que nunca publicaram algo, enviem seus manuscritos. Após passar por análise da equipe editorial, a dissertação de Aline foi selecionada e aprovada para publicação.

O livro já está atualmente em pré-venda no site da editora.