Dissertação desenvolvida na EACH ganha destaque em prêmio nacional

Postado em 23 de novembro de 2016

Uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH/USP recebeu menção honrosa no prêmio organizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência. Defendido em julho de 2015, o trabalho é de autoria de Luciana Vieira Souza da Silva e contou com a orientação do professor Rogério Monteiro de Siqueira.

A entrega da premiação e dos diplomas foi realizada no seminário nacional, em Florianópolis. Ao todo, foram inscritas 18 teses e 28 dissertações. Neste ano, a Sociedade Brasileira de História da Ciência elegeu na categoria doutorado a melhor tese e uma menção honrosa. Já para o mestrado, foram feitas duas menções honrosas e escolhida a melhor dissertação.

Intitulada “​​A Missão Italiana da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo: ciência, educação e fascismo (1934-1942)”, a dissertação estudou um grupo de professores que ficou conhecido como “Missão Italiana”, contratado para ocupar e organizar as cadeiras das ciências exatas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1934, logo na fundação da universidade.

“Analisei o processo de contratação desse grupo, tendo em vista as políticas externas do Governo Italiano Fascista, que buscava enviar intelectuais ao exterior com o objetivo de promover propaganda cultural italiana, bem como o interesse dos paulistas em contratar professores europeus”, explica Luciana Vieira, que possui graduação em ​Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH/USP) e, atualmente, cursa doutorado em História da Educação (FE/USP).

Ela ainda destaca que verificou “a pertença de alguns desses professores ao partido fascista, bem como o envolvimento do grupo com a Colônia ítalo-paulista. Também analisei alguns discursos que eles produziram no período sobre a temática da educação e procurei identificar as razões que levaram ao término de seus contratos, em 1942”, ressaltando que esse evento estava diretamente ligado ao rompimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Itália na Segunda Guerra Mundial.

A dissertação contou com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).