Docente e egressa da Pós-Graduação em Turismo da EACH apresentam pesquisa sobre migrações em São Paulo

Postado em 15 de outubro de 2021

Acontece, no dia 28 de outubro, no formato online, um encontro para apresentar e debater resultados do projeto “Agência política, presença migrante e recursos culturais”. A pesquisa teve financiamento da British Academy/Newton Fund e é fruto de uma parceira entre universidades do Brasil e do Reino Unido. Além do professor Thiago Allis, do Programa de Pós-graduação em Turismo da EACH/USP (PPGTUR), participam Lugosi (Oxford Brooks University); Ross Forman (University of Warwick); Mark Lewis (University of Arts of London); Marcos Allan Ferreira (Universidade Federal da Paraíba); e os pesquisadores Aluízio Pessoa da Silva Neto, mestrando em gestão pública e cooperação internacional pela UFPB, e Eanne Palacio Leite, mestra em Turismo pelo PPGTUR.

O projeto teve por objetivo principal conhecer e entender, política e culturalmente, as formas de inserção de migrantes de várias nacionalidades, no contexto da cidade de São Paulo. Foram pesquisados empreendimentos gastronômicos físicos ou por venda online, cujos proprietários ou gestores sejam migrantes. Ao final de um ano de projeto, foram feitas 32 entrevistas.

“O desafio foi desenvolver as atividades durante a pandemia, devido as restrições e cuidados sanitários necessários, bem como coordenar uma agenda de trabalho dividida entre São Paulo e locações em outras partes do Brasil e Reino Unido”, comenta Thiago Allis.

A pluralidade de histórias se manifesta não apenas na mobilidade dos migrantes, mas também no alcance de sua atuação no mercado gastronômico, que evidencia múltiplos aspectos simbólicos de trajetórias migrantes. Isso permitiu observar como migrantes e também suas famílias atuam para promover seus negócios em função da promoção e manutenção de suas identidades culturais.

O projeto é uma sequência de outro realizado entre 2017 e 2018, coordenado por Peter Lugosi e Thiago Allis, cujos principais resultados foram publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR), no artigo “Migrant entrepreneurship, value-creation practices and urban transformation in São Paulo, Brazil”. Agora, além da ampliação da equipe, buscou-se expandir o olhar para histórias de vida de migrantes nacionais, especialmente do Nordeste do Brasil, que, em grande medida, também se relacionam com a cena gastronômica de São Paulo.

Antes mesmo do final da vigência do projeto, o grupo de pesquisadores apresentou parte dos resultados da pesquisa na Conferência do Council for Hospitality Management Education (CHME), no Reino Unido (2021). O trabalho foi contemplado com o prêmio de melhor paper do evento (Best Overall Paper).

“Fiquei contente e motivada em ganhar esse prêmio depois de todas as incertezas de realizar um projeto no auge da pandemia, cujo processo de coleta precisou ser muito bem planejado”, lembrou Eanne, que já tem experiência com o tema. Ela defendeu sua dissertação de mestrado em 2019, que tratou de migração coreana e turismo no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, sob orientação do professor Thiago Allis.

No evento, será relatado o percurso da pesquisa realizado junto migrantes proprietários de empreendimentos gastronômicos selecionados em São Paulo, bem como alguns resultados parciais da pesquisa, que em breve serão submetidos em formato de artigo a revista científica. O evento poderá ser assistido ao vivo, sem necessidade de inscrição, pelo canal do YouTube do PPGTUR, no dia 28 de outubro, às 17h.