Doutoranda da EACH é premiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo

Postado em 18 de março de 2021

A mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP, Anna Carolina Longano, orientanda da professora Marília Velardi,  ganhou o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Com o prêmio Anna Carolina transformará em livro duas de suas dramaturgias feministas, já premiadas anteriormente pelo Governo Federal: um texto traz a Semana de Arte de 1922 contada por Anita Malfatti; o outro retrata os momentos anteriores à Independência do Brasil, expondo o protagonismo de Dona Leopoldina.

As dramaturgias, escritas enquanto a aluna realizava o mestrado pelo ProMuSPP, tratam da temática feminista e da arte como possibilidade de investigação acadêmica e produção de conhecimento. E foi a partir dessas criações artísticas e de sua pesquisa acadêmica que surgiu a pesquisa de doutorado da aluna.

O protagonismo das mulheres já esteve presente em outras de suas obras. Em 2018, a Anna Carolina lançou “Dia de Mudança”, livro de dramaturgia feminista para crianças no qual uma menina é a protagonista. Até o fim de 2021, além dos dois livros a serem lançados, também serão realizadas duas oficinas sobre dramaturgia feminista.

Anna Carolina é integrante do grupo de pesquisa ECOAR da EACH/USP, bacharela em Artes Cênicas pela ECA/USP e mestra em Ciências pela EACH/USP com dissertação defendida em 2020. É cofundadora da Companhia Ruído Rosa. Foto: Divulgação

 

 

 

*Com informações da professora Marília Velardi