Doutorando da EACH é selecionado para programa do governo de economia criativa

Postado em 12 de setembro de 2022

O doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH/USP, Vítor Silva Freire, orientando do professor Luiz Trigo, foi selecionado como consultor especializado em economia criativa para o programa Cria SP.

O Cria SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo para estimular a elaboração de planos de desenvolvimento participativo de economia criativa em municípios paulistas. Sob a coordenação da Amigos da Arte, o programa dá suporte à gestão municipal para futura estruturação de candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Com a seleção, Vítor oferecerá mentoria técnica ao município de Ribeirão Preto, o mais populoso dentre os participantes do programa, e classificado como categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro.

Analisar a importância dos eventos artísticos presenciais, em contraponto com as ações de consumo doméstico digital, evidenciando o potencial turístico que eles conferem a uma cidade, é parte integrante da pesquisa de doutorado de Vítor no campo do entretenimento, com a orientação do professor Luiz Trigo, especialista na área. E foi a partir da atuação profissional do aluno no mercado cultural que a pesquisa surgiu e tem sido alimentada.

Vítor Silva Freire é doutorando em Turismo pela EACH/USP, mestre em Estudos Culturais pela EACH/USP, especialista em Gestão Cultural pelo Senac/SP e bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP. É produtor, gestor e consultor cultural, e professor de elaboração de projetos culturais.

 

*Com informações da Pós-Graduação em Turismo da EACH/USP