EACH atua em Centro de Inteligência Artificial – C4AI

Postado em 15 de julho de 2021

A EACH/USP está participando de vários subgrupos de trabalho no Centro de Inteligência Artificial (Center for Artificial Intelligence – C4AI) estabelecido na USP a partir de uma proposta de trabalho vencedora em um edital conjunto da FAPESP e da IBM.

Com início em 2020 e aportes da FAPESP e IBM, o centro tem o compromisso de desenvolver pesquisas no estado da arte em Inteligência Artificial (IA). O escopo de atuação do centro engloba pesquisa básica e pesquisa aplicada na área de Inteligência Artificial, pesquisas referentes ao impacto social e econômico da IA e questões éticas importantes para o desenvolvimento da IA para o bem. Além das pesquisas, o C4AI está preocupado em realizar disseminação de conhecimento e transferência de tecnologia, visando fortalecer a IA no Brasil. A equipe que trabalha no C4AI é formada por pesquisadores de diferentes instituições: USP, ITA, PUC-SP e FEI. No que diz respeito à USP, diferentes unidades estão representadas dentro do centro, imprimindo um escopo interdisciplinar às pesquisas desenvolvidas.

A EACH está representada em diversos projetos no C4AI. A professora Sarajane Marques Peres e o professor Norton Trevisan Roman estiveram fortemente envolvidos, ajudando diretamente na proposição do projeto vencedor no edital. Ainda contribuíram nessa proposição os professores Ivandré Paraboni e Fátima de Lourdes S. N. Marques. Posteriormente, após a implantação do centro, mais três docentes da EACH passaram a trabalhar ativamente no centro: Marcelo Fantinato, Valdinei Freire e Karina Valdivia Delgado. Esses professores estão trabalhando em quatro dos cinco grandes projetos em desenvolvimento do C4AI, chamados dentro do centro de Big Bets.

Conheça os projetos:

Projeto KEML: Nesse projeto, a ideia é estabelecer novas formas de integração de raciocínio baseado em conhecimento e técnicas de planejamento como uma maneira de tornar modelos de aprendizado de máquina mais eficientes, menos frágeis e livres de vieses. Sarajane, Valdinei e Karina são os professores da EACH envolvidos nesse desafio. Sob orientação desses professores, um pós-doutorando, mestrandos e alunos de iniciação científica estão envolvidos nesse projeto.

Projeto NLP2: Os professores Norton e Ivandré colaboram nesse projeto que tem o objetivo de colocar a língua portuguesa do Brasil em condições equiparáveis ao inglês no contexto de processamento de língua natural. Para isso, o grupo precisa desenvolver uma série de ferramentas computacionais que suportem o processamento do português com técnicas de última geração.

Projeto GOML: Inteligência Artificial na saúde, mais especificamente no diagnóstico e reabilitação mediante um acidente vascular cerebral, é o assunto em pauta nesse projeto. O grupo tem a expectativa de evoluir a capacidade de tomada de decisão de algoritmos de aprendizado de máquina e de propor formas de integrar inteligência humana às técnicas de inteligência artificial. A professora Fátima, juntamente com alunos de mestrado, participa desse grupo de pesquisa dentro do C4AI.

AI Humanity: Os aspectos éticos, sociais e econômicos que permeiam a pesquisa em Inteligência Artificial estão no foco do grupo de Humanidades do centro, onde trabalham a professora Sarajane e o professor Fantinato. A expectativa desse grupo é aproximar o Brasil das melhores práticas em Inteligência Artificial e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de qualificação de professionais, para o avanço na construção de um ecossistema específico para a Inteligência Artificial, e para o desenvolvimento de políticas públicas que permitam evoluir a cultura digital da Inteligência Artificial no Brasil.

Equipe do Centro de Inteligência Artificial. Foto: Divulgação/C4AI

Seminário Internacional em Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais

Uma das primeiras realizações referentes à disseminação científica e ao trabalho de colocar a Inteligência Artificial no centro das atenções da sociedade está sendo promovida pelo grupo Humanity AI. O Seminário Internacional em “Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais” tem o objetivo de discutir temas importantes para a sociedade e que estão sendo fortemente influenciados, e talvez até moldados, pela IA.

O seminário organiza sua discussão em três grandes vertentes: democracia e inteligência artificial; inteligência artificial ética e a ética da inteligência artificial; e a inteligência artificial e o futuro do trabalho. Nessas vertentes, tópicos como uso indevido de dados pessoais, vigilância de comportamento, transparência, explicabilidade, criação e destruição de empregos e promoção de diversidade serão discutidos sob a luz da influência da IA.

O comitê diretivo desse seminário, do qual a professora Sarajane é parte integrante, enxerga essa iniciativa como uma grande oportunidade para sintonizar os participantes com a agenda internacional de pesquisa interdisciplinar no escopo da Inteligência Artificial. É também objetivo do comitê criar um ambiente instigador para trazer novas pessoas e novas ideias para o ambiente de pesquisa em IA na USP e no Brasil.

O seminário está com chamada aberta para resumos estendidos (até 15.000 caracteres) até dia 22 de julho. As diretrizes para os autores podem ser encontradas no site do seminário. Havendo tempo, submeta seu resumo. Se não conseguiu ver a chamada a tempo, não deixe de participar do evento nos dias 13 e 14 de dezembro. A inscrição é gratuita e o evento ocorrerá totalmente online.

*Com informações da professora Sarajane Marques Peres