EACH é destaque em reunião da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular

Postado em 02 de agosto de 2017

Com a apresentação de trabalhos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) foi um dos destaques da reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular. Em sua 46ª edição, o evento foi realizado em Águas de Lindóia, São Paulo, entre os dias 27 e 30 de julho.

Alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (BBM) da EACH e da pós-graduação em Biotecnologia do ICB apresentaram 15 trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos laboratórios da EACH. Os trabalhos foram visitados por diversos pesquisadores e envolviam as áreas de bioquímica, biologia celular, genética do desenvolvimento, genética do câncer, biomateriais, biofísica, cultura de tecidos, biologia estrutural, biotecnologia, entre outras.

Participaram do evento científico os professores Felipe Chambergo, coordenador da pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, José Ribamar Ferreira, Miguel Garay e Viviane Nunes.

Avanços em pesquisa sobre zika vírus e microcefalia

Professora foi elogiada pelos avanços alcançados

A professora Patrícia Cristina Braga, do curso de Obstetrícia da EACH, chamou a atenção de diversos pesquisadores nacionais e internacionais com os avanços obtidos na pesquisa sobre os impactos do zika vírus na microcefalia. Seu grupo de pesquisa divulgou no ano passado importantes descobertas sobre a doença. O trabalho apresentado no evento deste ano, chamado  The Use of Brain Organoids to Measure the Impact of Zika Virus on Microcephaly, investiga agora o impacto que o zika vírus causa nas células do sistema nervoso após a infecção. Os resultados dessa nova pesquisa serão divulgados em breve pela professora e seu grupo.