“EACH é um orgulho para a USP e para a população da zona leste”, declara reitor

Postado em 04 de março de 2020

Com o Auditório Azul completamente lotado, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) deu início, na última terça-feira, às comemorações de seus 15 de história. O evento realizado foi uma sessão solene comemorativa, que recebeu a presença de dirigentes da Universidade, diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, pró-reitores, superintendentes, além de professores, funcionários, estudantes, ex-alunos e convidados de instituições externas.

“Essa Escola é um projeto que deu certo! A EACH é um orgulho para a USP e para a população da zona leste que lutou pela sua implantação”, destacou o reitor da USP, professor Vahan Agopyan, que compôs a mesa da solenidade ao lado do vice-reitor, professor Antonio Carlos Hernandes, e da diretora e vice-diretor da EACH, professores Mônica Sanches e Ricardo Uvinha.

De acordo com o reitor, a Escola sempre recebeu apoio da população, do governo do Estado de São Paulo, e da própria Universidade para se desenvolver e se consolidar como uma unidade completa. “A EACH oferece um ambiente multidisciplinar para todos os alunos. É uma unidade inovadora e com a cara do século 21. Só tenho a agradecer a todos que se dedicam e trabalham por essa Escola.”

A característica inovadora da unidade também foi ressaltada na fala do vice-reitor, que a vê presente desde a concepção do funcionamento da Escola até no dia a dia das aulas da graduação e pós-graduação. Para ele, a Escola exerce ainda “o papel fundamental da transformação. É por meio do conhecimento que pessoas são transformadas, contribuindo com a diminuição da desigualdade social, principalmente na região em que a EACH está inserida, na zona leste de São Paulo”.

Professora Mônica Sanches, diretora da EACH/USP

Já a diretora da Escola fez um balanço sobre o projeto inicial da unidade e sobre o que foi desenvolvido ao longo desses 15 anos. Como meta para o futuro, a professora Mônica apontou a consolidação da EACH como “uma unidade que privilegia práticas no ensino, pesquisa e extensão pautadas em uma perspectiva interdisciplinar, comprometida com a superação das desigualdades e defesa da democracia”. O vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha, explicou as atividades programadas para a celebração dos 15 anos e agradeceu a todos os convidados presentes, além de fazer um agradecimento especial a todos os professores e servidores envolvidos na criação da EACH e no seu crescimento.

A cerimônia contou ainda com um programa musical do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Os convidados assistiram às apresentações de Gustavo Silveira Costa, na viola caipira, e da soprano Karen Stephanie, acompanhada por Rubens Russomanno Ricciardi ao piano.

Além da exibição do vídeo comemorativo da Escola, houve também o descerramento da placa comemorativa da celebração dos 15 anos de inauguração da EACH, com a participação do professor Dib Karam Junior, responsável pelo Expediente da Prefeitura do Campus da Área Capital-Leste.

Inaugurada em 27 de fevereiro de 2005, a EACH já formou mais de seis mil estudantes em cursos destinados a atender novas demandas profissionais. Com 11 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação (nível mestrado e doutorado), a Escola possui a inovação, a transformação, a pluralidade e a interdisciplinaridade como seus principais valores.

Descerramento da placa comemorativa dos 15 anos