EACH empossa nova diretoria para mandato de quatro anos

Postado em 25 de maio de 2022

O professor Ricardo Uvinha e a professora Fabiana Evangelista tomaram posse oficialmente dos cargos de diretor e vice-diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) em cerimônia realizada na última terça-feira, no Auditório Azul da Escola.

O evento contou com a presença de autoridades, dirigentes de diversas unidades e institutos da Universidade, docentes, funcionários, estudantes, amigos e familiares, além de convidados de instituições externas.

Além dos professores que tomaram posse, a mesa da solenidade foi composta pela vice-reitora da USP, professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, pela secretária geral da Universidade, professora Marina Galhotini, e pela ex-diretora da EACH, professora Mônica Yassuda.

Pontuando as características específicas da Escola assim como seus desafios futuros, o professor Ricardo enfatizou em seu discurso que se sente honrado por ter sido eleito diretor e estar comprometido com a gestão da EACH. “Agradeço a Universidade de São Paulo pela oportunidade de conviver de forma extraordinária como ex-aluno e hoje como professor e gestor em um ambiente que nos permite tanta dedicação e constante motivação.”

Diretor da EACH, professor Ricardo Uvinha

O diretor da EACH ainda fez agradecimentos especiais para a professora Mônica Yassuda, com quem atuou na gestão 2018-2022 na diretoria, e também para a professora Fabiana Evangelista, que aceitou o desafio de administrar a Escola ao seu lado. “Fabiana e eu estamos imbuídos na tarefa de fomentar condições para que a EACH desempenhe seu papel como uma unidade interdisciplinar, transformadora, inovadora e plural. Atuaremos de forma ética e transparente buscando agilidade e inovação em nossas ações.”

A vice-reitora da USP, professora Maria Arminda, agradeceu as gestões anteriores da Escola e também a nova diretoria por comandar a unidade pelos próximos anos. Elogiando o projeto arrojado da EACH, a vice-reitora ressaltou que a unidade “é aderente ao novo espírito público, fortalecendo a relação da universidade pública com as questões sociais”.

Vice-reitora da USP, professora Maria Arminda

De acordo com ela, a EACH é uma “instituição socialmente comprometida com a democratização de acesso à universidade, atendendo os princípios para os quais a USP foi criada. A EACH é pioneira na construção de uma universidade inclusiva”.

Transmitida também pelo YouTube, a cerimônia de posse foi marcada ainda pela apresentação musical do pianista Victor Canto, aluno de graduação da ECA/USP, pela exibição do vídeo institucional da EACH e pela participação de alunos do curso de Lazer e Turismo, que integram o programa “Hospitalidade EACH”. Os estudantes da professora Mariana Bueno atuaram na recepção dos convidados e em visita guiada pela Escola após o término do evento.

Os professores Ricardo e Fabiana foram eleitos em 9 de novembro de 2021 e assumiram as respectivas funções em 30 de janeiro de 2022. A nova gestão da diretoria possui mandato até 2026.

Cerimônia foi realizada no Auditório Azul da Escola

Quem são

Ricardo Ricci Uvinha é Licenciado/Bacharel em Educação Física (1990), Mestre pela FEF/Unicamp (1997), Doutor pela ECA/USP (2003), Pós-Doutor pela Griffith University/Australia (2004) e Livre-Docente pela EACH/USP (2008). Com experiência de mais de 30 anos de docência no magistério em nível superior, é atualmente professor da graduação em Lazer e Turismo e docente/orientador permanente de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física da USP.

Com pesquisas desenvolvidas nos campos do Lazer/Turismo e da Educação Física/Esportes, atuou como membro do corpo diretivo de associações científicas temáticas nacionais e internacionais. Entre os prêmios recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP (2013), e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH/USP, em homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos (2015).

Fabiana de Sant’Anna Evangelista é Bacharel em Esporte – EEFEUSP (1998), concluindo seu mestrado em Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp (2001), doutorado em Ciência pela Unifesp (2004), pós-doutorados no Instituto do Coração (InCor-FMUSP) (2008) e na Georgia State University-EUA (2014), a Livre-Docência na EACH (2015).

Integra o corpo docente da EACH desde fevereiro de 2006, inicialmente no Curso de Educação Física e Saúde, e a partir de 2014 como orientadora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física da EACH e Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP.

Alunos de Lazer e Turismo que integram o programa “Hospitalidade EACH”