EACH faz reunião com diretoria de Meio Ambiente da CPTM

Postado em 02 de outubro de 2015

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP solicitou à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informações detalhadas sobre o andamento das obras da Linha 13 – Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A solicitação de mais informações, especialmente aquelas ligadas ao licenciamento e aos impactos ambientais, ocorreu durante reunião realizada entre a diretoria de Meio Ambiente da companhia e o GT Ambiental/EACH, que estava representado pela vice-diretora da Escola, professora Neli Aparecida de Mello-Théry, pelo professor Evandro Moretto e pelo funcionário Marcos André de Almeida Santos.

Pela proximidade do trajeto da nova linha com o campus da USP Leste, a Escola, segundo a professora, tem preocupação com o ruído, com a vibração e com a estética, no caso com a barreira de vegetação. Além disso, a EACH quer sempre manter os usuários do campus informados sobre possíveis mudanças no acesso à portaria 1, que está mais próxima da linha Jade, e por isso necessita que a CPTM envie constantemente informações sobre o andamento das obras.

A CPTM informou durante a reunião que está à disposição para passar mais esclarecimentos sobre as obras e que, em breve, entregará à EACH um material contendo informações sobre o processo de licenciamento, documentos e mais dados sobre a nova linha. Há também a perspectiva de parceria com a EACH para que a Escola possa orientar a CPTM sobre qual instrumento deve ser utilizado na avaliação ambiental estratégica na análise do conjunto das obras.