EACH firma convênio com Tribunal de Justiça relacionado aos conflitos familiares

Postado em 05 de março de 2018

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) firmou novo convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo para a cooperação técnica no sentido de compreender os conflitos familiares, acolher e instrumentalizar os casais que apresentam questões conflitantes em processos de divórcio ou assuntos relativos aos filhos menores. O objetivo é potencializar as sessões de mediação de forma mais eficiente, trabalhando prioritariamente os nós críticos dentro de uma ótica terapêutica no âmbito jurídico.

Os acompanhamentos terapêuticos serão realizados nas instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de  Santana, quem tem como coordenador o juiz de direito Jorge Alberto Quadros de Carvalho Silva.

Em cada encontro com o casal e seus familiares, caso haja necessidade, será possível resgatar e compreender em profundidade alguns determinantes sociais, emocionais, relacionais e de crenças, que por sua vez estejam provocando certos sentimentos como medos e necessidades, além de auxiliar no entendimento da dinâmica familiar de cada uma delas durante este processo.

Para constituir a coordenação deste acordo, foram indicados pelo CEJUSC Santana a senhora Daniela Lima de Araújo, e pela EACH/USP a professora Dora Mariela Salcedo Barrientos, docente do curso de Obstetrícia, mediadora de conflitos e terapeuta familiar e de casal.

O projeto também contará com a participação de dois alunos de graduação do curso de Obstetrícia da EACH e da psicóloga Carla Santiago Saad, terapeuta familiar e pesquisadora voluntária; membros do Grupo de Estudo e Pesquisa Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico-puerperal/CNPQ. A ideia é fortalecer as linhas de pesquisas relacionadas com a terapia familiar e de casal; mediação e conciliação de conflitos; separação e divórcio, que são componentes do grupo de Estudo.