EACH foi sede da seletiva do InterHack 2019

Postado em 04 de setembro de 2019

No último final de semana o USPCodeLab Leste manteve as portas da EACH abertas para sediar a seletiva do InterHack 2019.

O InterHack é um hackaton, ou seja, é um evento em que os estudantes são divididos em times que devem desenvolver soluções criativas para determinado tema ao longo de 24 horas. Ao final do prazo, eles devem apresentar a ideia com um protótipo de software que será apreciado por  uma bancada de jurados que avaliam a todos e selecionam os melhores.

Além disso, o InterHack inovou ao realizar a competição conjunta com três unidades diferentes da USP: IME, ICMC e EACH. Mais de 100 participantes, 32 equipes e quase 30 horas de atividades movimentaram o final de semana. O maior hackaton já organizado pelo USPCodeLab levou muita comida, brindes e prêmios aos competidores.

Veja aqui as fotos do evento.

Cinco equipes de cada unidade foram selecionadas para participarem da final, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de novembro, no novo Centro de Inovação da USP, o InovaUSP. As cinco melhores equipes da EACH foram:

• 1º – NusContratem

O projeto consiste em dois aplicativos: um para o usuário e o outro para o administrador. O do usuário lê QR Codes, localizados em banheiros e salas de aula, podendo solicitar a reposição de papel toalha, por exemplo. Já o da administração, recebe as solicitações categorizando se foi banheiro ou sala e localização.

Alexandre Kenji Okamoto

Giovani Verginelli Haka

Matheus Barcellos de Castro Cunha

Renan Ernesto Silva Pinto

• 2º – Hackleber

Dado o alto índice de evasão de alunos em universidades e as consequências sociais/econômicas causadas por esse cenário, identificaram a necessidade de um sistema para auxiliar o gestor em tomadas de decisões preventivas para retenção dos alunos com tendência de evasão.

Carina Huang

Nicole Anginoli Costa

Vinícius Matos de Souza

Felipe Wesley Rodrigues Silva

• 3º – USParticipante

Aplicação para ajudar diretórios acadêmicos a organizar presença de participantes, controle de brindes e emissão de certificados em eventos.

Isabelle Neves Porto

Leonardo Colman Lopes

• Menção honrosa – Livro do Coelho

O projeto consiste em um sistema que visa a diminuição do desperdício de comida do bandejão. Para isso, utilizamos um modelo de regressão (SVM), em R, para prever quantos alunos vão ao bandejão para realizar suas refeições, de acordo com variáveis como a mistura, a opção vegetariana e o dia da semana.

Gabriel André  Melo de Oliveira Silva

Karina Hae Eun Huh

Laís Carraro Leme Cavalheiro

Talmir Pereira Canuto Costa

• Menção honrosa – Equipe Rocket

O projeto é de um aplicativo android em formato de calendário que se comunica com um banco de dados online. Na intenção de melhorar a gestão universitária, o sistema reúne todo o necessário para facilitar o agendamento de eventos nas unidades da Universidade de São Paulo e também o de atrair mais alunos aos eventos.

Fernanda Cavalcante Nascimento

Gabriel Afonso Carnaiba Silva

Larissa Yurie Maruyama

Vitória Gonçalves Lorentz

O evento contou com o apoio da EACH/USP, AUSPIN, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Graduação e de outros parceiros. Os jurados foram os professores Daniel Cordeiro, Fábio Nakano, João Bernardes, Luciane Ortega e Sumaia Latif.