EACH participa de encontro de computação em São Carlos

Postado em 12 de dezembro de 2017

São Carlos, cidade do interior de São Paulo conhecida como a capital da tecnologia, tornou-se também a capital dos pós-graduandos paulistas em computação no início de dezembro. O campus da USP em São Carlos abrigou o primeiro Encontro Paulista dos Pós-Graduandos em Computação, que reuniu 206 mestrandos e doutorandos dos 11 programas do Estado de São Paulo.

Mestrando em computação no Canadá, Jalasaya está fazendo intercâmbio na EACH. Foto: Denise Casatti

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) marcou presença no evento com a participação de docentes, 23 alunos de mestrado, além de um visitante intercambista, que faz mestrado em tecnologia da informação e segurança no Instituto de Tecnologia da Universidade de Ontário, no Canadá.

“Quando esses estudantes apresentam o que estão pesquisando para outros pesquisadores, eles têm uma grande oportunidade de aprendizado”, diz Jalasaya Bhattarai. Ele está apenas há duas semanas no Brasil, participando de intercâmbio na EACH. Natural do Nepal, Jalasaya emigrou para o Canadá em novembro de 2013 e sabe o quanto ter contato com outras culturas e tecnologias favorece o espírito científico. Ele até usa uma imagem para ilustrar a relevância das possíveis colaborações que encontros como esse propiciam: “É como fazer chá ou café. Para termos um bom resultado, precisamos misturar as substâncias com a água. Em pesquisa também é assim, precisamos integrar os conhecimentos e produzir uma mistura de inteligências para construir ciência.”

De acordo com o coordenador do encontro, Adenilso Simão, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o evento faz parte de uma iniciativa inovadora no Brasil, que busca fomentar a integração dos programas de pós-graduação do Estado na área de computação.

Confira as fotos da participação dos alunos da EACH no Facebook da Pós-Graduação em Sistemas de Informação

Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMC