EACH participa de formação global sobre mudanças climáticas com ganhador do Nobel da Paz

Postado em 06 de outubro de 2020

No início do mês de setembro, alunos e ex-alunos da EACH marcaram presença no 2º treinamento global do Climate Reality Leadership Corps, sobre mudanças climáticas, comandado pelo outrora vice-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, Al Gore.

Visando a formação de líderes climáticos para a catalisação de soluções globais e o enfrentamento da crise climática, o treinamento aconteceu em formato online e gratuito devido a pandemia de COVID-19, reunindo mais de mil brasileiros inscritos em sete dias de palestras ao vivo, com encontros em grupos de trabalho locais e regionais, palestras on demand, exercícios e muito mais. Dentre os participantes, a EACH/USP esteve presente com mais de 15 alunos e egressos do curso de bacharelado em Gestão Ambiental.

A organizadora global por trás do projeto é a “The Climate Reality Project” que já treinou mais de 30 mil líderes climáticos em 150 países, criando uma rede global com capacidade de influenciar a opinião pública e os tomadores de decisão em prol do tema. No Brasil, é representada pelo CBC – Centro Brasil no Clima desde 2016 e conta com mais de 1.200 brasileiros treinados.

Houve painéis virtuais com diversos especialistas do mundo com foco na crise climática, mas ainda assim abordando temas correlacionados, como saúde pública, produção e distribuição de alimentos, acesso à água e políticas governamentais. Foram discutidas também questões recentes como as queimadas na Amazônia, desastres naturais e seus impactos ao redor do mundo e a relação da crise climática com as desigualdades e movimentos sociais como o BLM – Black Lives Matter.

Ao final, os participantes recebem a denominação de Climate Reality Leader (líder climático) e ingressam em uma plataforma Hub de apoio com todos as lideranças já treinadas onde podem publicar seus atos de liderança em prol da conscientização climática. Ao final do treinamento, houve ainda uma homenagem ao brasileiro ambientalista, político, jornalista e ganhador do Prêmio Jabuti de 1981 pelo livro “Os Carbonários”, Alfredo Sirkis, morto em um acidente de carro em julho deste ano.