EACH realiza ação educativa para marcar Dia Mundial de Combate à Aids

Postado em 03 de dezembro de 2018

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) promoveu nesta segunda-feira uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, que é sempre celebrado no dia 1º de dezembro. Integrantes do Projeto PUB -Saúde e Prevenção na Universidade deram orientação sobre sexo seguro, entregaram preservativos e materiais da campanha de prevenção da doença.

Coordenado pela professora Elizabete Franco Cruz, do curso de Obstetrícia, o projeto tem como objetivo tornar permanente a discussão sobre o HIV dentro da universidade, fazendo com que alunos, professores e funcionários percebam que qualquer pessoa pode estar vulnerável à infecção pelo vírus.

Além da entrega de preservativos e materiais de campanha, houve ainda a realização de teste rápido para o HIV com alunos, funcionários e professores. Os testes foram feitos no Laboratório de Física e Saúde na EACH e conduzidos por funcionárias da Unidade Básica de Saúde do Keralux, instituição parceira na ação educativa.

Teste rápido para o HIV

Para a professora Elizabete, a atividade desenvolvida na Escola busca transmitir informações e diminuir a vulnerabilidade à infecção pelo HIV, ao mesmo tempo em que estimula o fortalecimento dos direitos humanos, especialmente com a redução do estigma e discriminação em relação aos soropositivos.

Estudantes da EACH e professora Elizabete Franco
Funcionárias da UBS Keralux conduziram os testes rápidos