EACH recebeu evento sobre mobilidade urbana

Postado em 11 de outubro de 2017

A Primeira Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Teoria e Métodos – SPMobilities 2017 – ocorreu entre os dias 2 e 8 de outubro, na cidade de São Paulo. Foi uma iniciativa conjunta da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DS-FFLCH), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

As quatro aulas que aconteceram na EACH, realizadas na última sexta-feira, reuniram importantes pesquisadores na área de mobilidades. A programação do dia contou com as aulas de Patrícia Pinho (brasileira, professora na Universidade da Califórnia, EUA), sobre “Turismo, Raça e Diáspora”, e de Dhan Zunino Singh (Universidade Nacional de Quilmes, Argentina), com o tema “História Cultural das Mobilidades Urbanas. Cidades, Práticas e Representações em Movimento”, ambas aconteceram simultaneamente, na parte da manhã.

Já no período da tarde, Melina Piglia (Universidade de Mar del Plata, Argentina), deu uma aula sobre “O Novo Paradigma das Mobilidades e a História dos Transportes e do Turismo”, com foco

Visita ao Minhocão. Foto: Vania Silva/SPMobilities

em seus estudos sobre automobilismo e aviação na Argentina. Ao mesmo tempo, aconteceu a aula de Paola Jirón (Universidade do Chile), sobre “Experiências e Criação de Conhecimento em Mobilidades”.

As aulas da sexta-feira foram abertas ao público geral e aconteceram nos auditórios da Escola. Os coordenadores da SPMobililies 2017, Bianca Freire-Medeiros, do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP, e Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo da EACH, destacaram que o propósito da SPMobilities 2017 é difundir e estimular reflexões sobre as mobilidades — como fato empírico, conceito e método — desde uma perspectiva multidisciplinar. O evento reuniu, de forma inédita no Brasil, os principais pesquisadores do chamado Paradigma das Novas Mobilidades (PNM), com 60 estudantes de pós-graduação de todo o Brasil, discutindo mobilidades, com foco na América Latina.

Além das atividades na EACH, o SPMobilities 2017 realizou um tour guiado a pé pelo centro de São Paulo, no sábado de manhã, e passeio de bicicleta, em parceria com o BikeTour SP, à tarde. No domingo, dia 8, as atividades se encerraram com uma visita ao Parque Minhocão, com especialistas em turismo e lazer em áreas públicas.

 

*Com informações da assessoria de imprensa do SPMobilities