EACH tem dois trabalhos com menção honrosa no 24º Siicusp

Postado em 25 de novembro de 2016

A Pró-Reitoria de Pesquisa divulgou na última quinta-feira os resultados da 24ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp). Neste ano, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) teve dois trabalhos que receberam menção honrosa: “A relação entre a deficiência visual e a moda”, de Mariane Lira Ferreira, orientado pela professora Francisca Dantas Mendes; e “Extinção das abelhas e as abelhas robôs”, de Waleska Carolina do Valle Santos, com orientação do professor Luis Paulo de Carvalho Piassi.

Foram apresentados ao todo 433 trabalhos, sendo 383 de alunos da USP, 40 de outras instituições e 10 de estudantes estrangeiros convidados. As avaliações foram feitas pelos Comitês Científicos que contaram com a participação de 258 avaliadores, docentes e pós-doutorandos da USP e de outras instituições.

O Siicusp é considerado um dos principais eventos de produção científica universitária do Brasil, no qual participam alunos e professores de todas as unidades de ensino e pesquisa da USP, além de estudantes de instituições públicas e privadas do Brasil e também do exterior.

De acordo com o presidente da Comissão de Pesquisa da EACH, professor Diego Falceta Gonçalves, os estudantes foram avaliados em diversos quesitos como domínio do conteúdo, proficiência científica e capacidade de comunicação, capacidade de identificar melhores metodologias de pesquisa para o objeto em questão, e o desenvolvimento de conclusões críticas. Somente na EACH foram apresentados mais de 100 trabalhos e 20 alunos foram selecionados para a etapa internacional do Siicusp.

“Os resultados alcançados demonstram os méritos dos estudantes como jovens cientistas, representando todas as áreas do conhecimento. Congratulo a todos por expor à USP e à comunidade externa o poder transformador e criativo da EACH em todas as áreas do conhecimento”, afirma o professor Diego.

Estudantes da EACH que se destacaram no 24º Siicusp:

  • Menção Honrosa

 

Mariane Lira Ferreira

Waleska Carolina do Valle Santos

 

  • Etapa Internacional

 

Beatriz de Araujo Antonio

Camila Souza Silva

Camilla Custoias Vila Franca

Cintia de Freitas Oliveira

Elisa Paula de Souza

Fernanda Tambellini

Flavia Kimura Okamoto

Gustavo Jorge Aragão da Cruz

José Francisco dos Santos Neto

Larissa Carolina de Andrade

Leticia Sanfilippo Rojas

Lorena Sayuri Nakashima

Lucas de Pontes

Mariane Lira Ferreira

Mateus Abner da Silva

Tallyra Oliveira de Sousa

Thalita de Souza Nascimento

Thalita Silva Araujo

Vanessa Hiroko Yoshikawa

Waleska Carolina do Valle Santos