EACH tem proposta selecionada para edital “Women in Science”, do British Council

Postado em 28 de outubro de 2021

O edital “Women in Science: UK-Brazil Gender Equality Partnerships Grant”, nova iniciativa do British Council, selecionou recentemente proposta que conta com a participação da EACH/USP.

Ao lado de UNIFESP, INPE, UFU, UNITAU, IFSP e a Universidade de Manchester (UK), a EACH atuará no projeto que busca o estabelecimento de melhores práticas na jornada para igualdade de gênero na educação superior em ciências exatas e tecnologia.

O objetivo do edital do British Council é influenciar o desenvolvimento de políticas e práticas institucionais que promovam a equidade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia em instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil. A ideia é que instituições brasileiras consigam desenvolver capacidades de igualdade de gênero a partir de parcerias com instituições britânicas certificadas pela Athena Swan Charter, referência de apoio em temas de equidade de gênero em instituições acadêmicas.

A EACH está representada pela professora Flávia Noronha Dutra Ribeiro, do curso de Gestão Ambiental. Segundo ela, a proposta selecionada “encorajará e proporcionará parcerias ativas entre o Reino Unido e o Brasil para trocas de conhecimento”. O projeto identificará atitudes, comportamentos e barreiras que podem impactar mulheres nas áreas de ciências exatas e tecnologia em diferentes estágios da carreira.

A professora destaca também que “o trabalho piloto contribuirá para melhoria do apoio disponível às mulheres no curto prazo, mudanças de cultura no ambiente de trabalho no médio prazo e um progresso mais amplo para a igualdade de gênero e interseccional no longo prazo.”