EACH tem três projetos selecionados pelo edital USP Municípios

Postado em 28 de abril de 2020

Três projetos da EACH/USP foram selecionados pelo Edital Santander de Políticas Públicas/USP Municípios. Ao todo foram aprovadas 23 propostas que foram selecionadas entre todas as unidades da Universidade.

A missão do programa USP Municípios é construir parcerias com municípios paulistas para o incremento de políticas públicas que resultem em desenvolvimento sustentável, com base em valores como: ética, responsabilidade, inovação, justiça social, sustentabilidade e efetividade. Saiba mais sobre o programa.

Confira abaixo quais foram os projetos selecionados:

Verificar a viabilidade de utilização de fios reciclados, a partir de aparas de confecção, na fabricação de produtos têxteis e de moda

Coordenadora: Regina Aparecida Sanches (EACH)

Os resíduos têxteis, geralmente a granel, são descartados diretamente no meio ambiente pelas confecções. O descarte indevido desses materiais provoca mudanças climáticas, efeitos adversos sobre a água e seus ciclos, poluição química, perda da biodiversidade, uso excessivo ou inadequado de recursos não renováveis, geração de resíduos, efeitos negativos sobre a saúde humana e efeitos sociais nocivos para as comunidades produtoras.

O objetivo principal deste projeto é verificar a viabilidade da utilização das aparas de tecidos e de malhas, descartadas pelas confecções, na fabricação de fios reciclados e posteriormente, utilizar esses fios na fabricação de tecidos planos e de malha, para a confecção de produtos sustentáveis seguindo o modelo de economia circular.

Equipe: Cláudia Regina Garcia Vicentini (EACH), Suzana Helena de Avelar Gomes (EACH) Fernando Soares de Lima (IPT), Rayana Santiago de Queiroz (IPT), Adriana Yumi Sato Duarte (EACH e IPT), 05 estudantes do Curso de Graduação em Têxtil e Moda (EACH), Patrizia Ranzo (Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli” – Itália), Maria Antonietta Sbordone (Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli” – Itália), Roberto Liberti (Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli” – Itália), Fernando Moreira da Silva (Universidade de Lisboa – Portugal).

Estruturação e fortalecimento da Rede de Educação e redução de riscos de desastres no Litoral Norte de SP

Coordenador: Sidnei Raimundo (EACH)

Os projetos ERRD-LN tem ampliado as atividades propostas no curso ERRD-LN e nesse sentido, este projeto busca subsidiar a estruturação e o fortalecimento da ERRD-LN, ampliando o diálogo entre projetos preexistentes, envolvendo escolas, comunidades, agentes de defesa civil municipais e órgãos públicos do LN. Esta proposta pretende apoiar a implementação da 2a edição do curso ERRD-LN, prevista para ocorrer no ano de 2021, ampliando a capacidade de trabalho colaborativo entre as instituições envolvidas. Com base nas experiências vivenciadas e nos conteúdos trocados na proposta do primeiro curso, pretende-se potencializar as ações educativas em uma perspectiva continuada, ampliando os espaços de diálogos já presentes em Caraguatatuba, como a sede de Diretoria de Ensino do município, os conselhos municipais e comitês de bacias hidrográficas do Litoral Norte. O problema, que se procura solucionar com esse projeto, é a definição dos temas e metodologias das oficinas, que serão construídos junto às comunidades escolares, e a falta de recurso financeiro suficiente para a concretização das formações. Com o auxílio de alunos(as) da Universidade de São Paulo, somam-se esforços para a realização dessa ação, fortificando-a, com a finalidade de implementar as políticas públicas de educação e da defesa civil nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela e construir comunidades mais resilientes.Portanto, a proposta concretiza-se na realização da estruturação e fortalecimento da rede colaborativa ERRD-LN, para que esta proponha intervenções vinculadas aos planos de ação das bacias hidrográficas dos 4 municípios do litoral norte, coordenados pelo CBH-LN. Esta proposta potencializa a formulação e a oferta de melhorias de políticas públicas em nível regional-local, no sentido de que possibilitem as transformações necessárias para o desenvolvimento de uma cultura política-social que aborde a educação ambiental com enfoque em mudanças climáticas e prevenção de desastres ambientais.

Controle de escorpiões: integrando campo, laboratório e interação com a sociedade

Coordenador: Rodrigo Hirata Willemart (EACH)

Escorpiões causaram 12.552 acidentes em 2000, 52.509 em 2010 e 156.833 em 2019. Embora a grande maioria das espécies seja inofensiva, algumas poucas são potencialmente letais. O problema é que as espécies perigosas são justamente as que ocorrem nas cidades. Desde 2000 foram milhares de vítimas, majoritariamente crianças. O problema é antigo, mas quase nada tem sido feito de pesquisas para minimizar acidentes.

Neste projeto será dado um primeiro passo na tentativa de obter informações que auxiliem na diminuição destes números. O projeto será realizado em colaboração com Alessandra Bizerra e Ricardo Pinto da Rocha, ambos professores no IBUSP, e com o doutorando Gabriel Murayama. Serão realizados experimentos visando testar mecanismos de controle de escorpiões, tentando entender a dinâmica populacional em seus locais de ocorrência e buscando entender o que as pessoas conhecem a respeito destes animais, além da divulgação dos resultados para fora da universidade.