Educadora e ativista social Eliana Sousa Silva visita a EACH para conhecer projetos de extensão

Postado em 24 de agosto de 2018

A professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eliana Sousa Silva, visitou recentemente a EACH/USP para conversar com professores que possuem atividades de extensão e pesquisa nas comunidades do entorno do campus USP Leste.

Educadora e ativista social, Eliana é diretora da Redes da Maré, instituição da sociedade civil criada em 2007 por moradores e ex-moradores do Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro. A instituição oferece diversas atividades sociais e oportunidades em educação e trabalho. Já na USP, a educadora é a titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, a cátedra é resultado de uma parceria entre o Instituto e o Itaú Cultural.

A professora Eliana se reuniu com a direção e com docentes da EACH para conhecer a relação da universidade com as comunidades vizinhas, já que ela pretende desenvolver um projeto de mapeamento/cartografia das comunidades do entorno da Escola.

Após o encontro com os professores, ela conversou também com lideranças comunitárias do bairro Keralux e, no final da tarde, fez uma caminhada pelo bairro acompanhada por professores da EACH.

Participaram também do encontro Dalcio Marinho, integrante da Redes da Maré, e o professor Martin Grossmann.

Eliana Silva (à dir.) durante encontro com a direção da EACH