Em entrevista ao Fantástico, professor da EACH explica como o horário de verão afeta a saúde dos brasileiros

Postado em 16 de outubro de 2017

O horário de verão começou no último domingo, dia 15 de outubro, em dez estados e no Distrito Federal. De acordo com pesquisa realizada pelo professor Mário Pedrazzoli Neto, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), a alteração do horário não é uma mudança tão inofensiva como parece ser.

Pela primeira vez, a pesquisa revelou os efeitos da mudança do relógio na saúde dos brasileiros. Os resultados apontam que metade da população não se sente bem no horário de verão. Desses 50%, 25% se adaptam em mais ou menos um mês. Por outro lado, os outros 25% não se ajustam durante todo o horário de verão. O professor explicou os detalhes da pesquisa em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que foi divulgada no último domingo.

Com prêmio Nobel, cronobiologia ganha ainda mais destaque

No dia 2 de outubro, o Instituto Karolinska, na Suécia, anunciou o Prêmio Nobel de Medicina de 2017 para a cronobiologia, área de estudo do professor Pedrazzoli. Os vencedores foram os americanos Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young, por suas descobertas sobre os mecanismos moleculares que controlam os chamados ritmos circadianos, espécie de relógio biológico interno que regula o metabolismo dos seres vivos.

Veja mais uma pesquisa do professor que aborda os ritmos circadianos e a necessidade de dormir.