Empresa Jr. da EACH/USP oferece consultoria no “Transforme SP”

Postado em 04 de maio de 2020

A FEJESP (Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo) criou um financiamento coletivo visando ajudar Micro e Pequenas Empresas (MPEs) afetadas pela crise da COVID-19. O investimento realizado no projeto chamado Transforme SP será revertido para que as MPEs recebam consultorias gratuitas para ajudá-las a passar pela crise. A primeira consultoria será prestada por uma empresa júnior da EACH/USP para uma MPE de Campinas.

A Marketing Júnior EACH/USP prestará a primeira consultoria gratuita do projeto Transforme SP. Fernanda Florindo é estudante do curso de marketing da EACH-USP e é a atual presidente da EJ e conta que o principal intuito é “juntar os conhecimentos de marketing que aprendemos durante a graduação para ajudar MPEs com inteligência de mercado, estratégias de posicionamento e construção de marca.”

Ela ainda explica que principalmente agora certos canais de comunicação precisam ser melhor explorados e direcionados, e afirma que o principal objetivo da consultoria é “instruir o MPE com técnicas e conhecimento de mercado, para que ele não dependa da gente para aplicação das estratégias, e sim, consiga fazer por si só a longo prazo. O sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso.”

O Transforme SP é uma plataforma na qual pessoas física e empresas podem fazer doações ao fundo e também é o canal de inscrições para MPEs interessados em receber consultorias. A FEJESP e quatro núcleos regionais de empresas juniores vão possibilitar a conexão das MPEs com as empresas juniores que irão prestar consultorias em áreas como marketing, gestão empresarial e financeira.

O grande objetivo é conter os danos causados pelo consumo cada vez mais reduzido em certos setores durante a quarentena, evitando demissões e falências. Além disso, o financiamento coletivo irá custear todos os custos básicos da execução das consultorias prestadas pelas empresas juniores, reinvestindo os recursos em educação empreendedora.

A Marketing Jr EACH/USP está animada em dar início às consultorias do Transforme SP,  assim como João Prado está animado para receber a primeira consultoria do projeto. Estudante de engenharia Mecatrônica da Unicamp, foi João quem inscreveu a micro empresa da família no Transforme SP.

Após ver um vídeo da campanha no Instagram, João decidiu falar com família para inscrever a microempresa Bom Demais Bolos no projeto, ele afirmou que “não foi muito difícil engajar minha família, as circunstâncias já estavam muito desfavoráveis por conta do coronavírus e todos sabiam que precisávamos mudar e nos adaptar para sobreviver.”

Além de acreditar que a campanha poderia ser uma boa para ajudar os negócios da família, João já tinha confiança no trabalho feito pelos universitários, ele conta: “Como já fiz parte do movimento [empresa júnior] e minha família acompanhou isso todos já tinham confiança no trabalho feito por empresas juniores, então foi fácil decidir!”

Essa primeira consultoria consiste em posicionamento de mercado, conta com a análise interna e externa de mercado, com foco em criar diferenciais competitivos para a microempresa. Tudo isso para ajudá-la a sobreviver durante a crise e fortalecer a sua marca.

Tanto a Marketing Jr. quanto a “Bom Demais Bolos” estão confiantes com o projeto. Fernanda diz “ é uma honra pra nós ser a primeira empresa júnior a participar do Transforme SP, a iniciativa foi excepcional: protagonista e altruísta. Temos certeza de que dará certo; daremos nosso melhor, cuidando dos projetos sabendo que mais uma vida será impactada!”. E João afirma, “estamos muito otimistas e acreditamos que vai trazer frutos muito bons!”

Mais pessoas que fizeram parte do MEJ acreditam no projeto, como Ismael Melo, estudante de engenharia da computação na Unicamp que decidiu doar para a campanha, “em quatro anos de Movimento Empresa Júnior, presenciei diversas histórias de impacto realizadas por micro e pequenos empreendedores, que com o apoio de Empresas Juniores realizaram grandes transformações no nosso ecossistema, gerando empregos, melhorando vidas, e ajudando nosso país a avançar rumo a um caminho mais próspero.”

Empresas juniores são organizações sem fins lucrativos que aplicam na prática o que aprendem em sala de aula, executando projetos reais e cobrando cerca de 35% menos por seus serviços em relação ao valor cobrado pelo mercado tradicional. As EJs contam com respaldo da universidade e do corpo docente e todo o dinheiro investido em seus projetos são reinvestidos em educação empreendedora.

Para saber mais informações sobre o projeto, como doar e também como ser uma MPE auxiliada pelas empresas juniores neste momento, entre em https://fejesp.org.br/transformesp/, ou entre em contato com transformesp@fejesp.org.br.

*Com informações do Transforme SP