Escola tem dois projetos aprovados em concurso da Superintendência de Gestão Ambiental

Postado em 07 de dezembro de 2020

A Superintendência de Gestão Ambiental (SAG) da USP divulgou recentemente o resultado de seu concurso de projetos de fomento às iniciativas de sustentabilidade nos campi. Dos 15 projetos aprovados, dois pertencem à EACH: “Campus Inteligente e Sustentável” e “Living Lab EACH – Redução, mitigação e sequestro de GEE provenientes de resíduos, incluindo a recuperação de serviços ecossistêmicos no campus”.

O objetivo do concurso realizado pela SGA é incentivar ações que utilizem energia renovável, identifiquem fontes de emissão de gases poluentes, adotem padrões de tecnologias limpas e consumo racional dentro da Universidade.

Os projetos contemplados terão dois anos de duração, contados a partir de janeiro de 2021, e receberão um valor total de recursos investidos pela SGA de R$ 500 mil, sendo que o valor máximo destinado a cada projeto é de R$ 100 mil.

Conheça os projetos da EACH que foram selecionados

⇒ Campus Inteligente e Sustentável

O projeto tem como objetivo elaborar um diagnóstico do cenário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) na Área Capital Leste e, a partir desse diagnóstico, propor o monitoramento das emissões seguindo o conceito de “Campus Inteligente”, e um plano de ações para mitigação e compensação das maiores fontes de emissão direta e indireta de gases de efeito estufa.

O proposto método de monitoramento será posteriormente generalizado para que possa ser replicado em outros campi da USP. Uma ação de mitigação e outra de compensação são também propostas e serão monitoradas no projeto. A primeira delas é a utilização de painéis fotovoltaicos no edifício I5, de forma a mitigar o uso de energia. A segunda é a manutenção do plano de arborização da EACH, buscando otimizar a fixação de carbono na vegetação do campus.

Os painéis fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Foto: LCEC/Pixabay

Os objetivos específicos do projeto são: calcular o potencial de emissão de metano a partir do subsolo; realizar um monitoramento automatizado e contínuo de parâmetros do subsolo; realizar um monitoramento do desenvolvimento da vegetação no campus e estimar a fixação de carbono em biomassa da vegetação presente e futura; realizar um monitoramento meteorológico do conforto térmico em edifícios da EACH; instalar painéis fotovoltaicos; produzir um inventário anual das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da EACH/USP, analisar os dados e elaborar um relatório.

A unidade executora deste projeto é a Prefeitura da Área Capital Leste que contará com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, técnicos, funcionários e alunos da EACH e da Escola Politécnica da USP. A coordenação do Campus Inteligente e Sustentável é do professor Dib Karam Junior.

⇒ Living Lab EACH

A iniciativa visa contribuir com a revisão de processos dentro da rotina operacional do Campus USP Capital área Leste, uma vez que envolve a pesquisa, o ensino e a extensão, estando integrada às políticas da Superintendência de Gestão Ambiental USP (SGA-USP). Cabe destacar que as IES são responsáveis pela geração de resíduos sólidos oriundos de diversas atividades, como por exemplo: administrativas, construções, áreas verdes, alimentação, limpeza, atividades didáticas e de pesquisa, bem como de esporte e lazer.

Uma das atividades do projeto é fazer a gestão dos resíduos produzidos no campus. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Este projeto envolve o aprimoramento da gestão corrente, fundamentada na construção participativa do Living Lab EACH, e tendo como foco o manejo e o destino adequado dos resíduos sólidos e líquidos; a minimização e valorização dos resíduos gerados no campus, e a mitigação dos GEE. Esta abordagem consistirá no estabelecimento de uma rotina operacional no campus, como exemplo prático do conceito de sustentabilidade em escala local, respondendo ao princípio de que a instituição deve praticar o que ensina.

O Living Lab EACH considera a importância de estabelecer indicadores para monitoramento do processo de gestão, com finalidade de reduzir impactos ambientais e efeitos à saúde e também se orienta ao manejo das áreas verdes no sentido de compensar as emissões dos GEE, integrando ao módulo de inventário do Projeto da Prefeitura do USP Capital – Área Leste.

Dessa forma, o projeto busca a criação de um espaço de ensino-aprendizagem para capacitação discente na forma de aulas, experimentos e oficinas, promovendo discussão e reflexão endereçadas a temática da sustentabilidade e nossa vida cotidiana. Pretende-se criar um plano de comunicação integrador das práticas relacionadas a uma educação para sustentabilidade envolvendo a comunidade interna e externa EACH.

A unidade executora deste projeto é a própria EACH/USP, a qual terá como membros professores e pesquisadores, além de contar com o apoio da Prefeitura da Área Capital Leste e de parceiros externos como o Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos – CPLEN e Superintendência de Assistência Social (SAS). A coordenação é da diretora da Escola, professora Mônica Sanches Yassuda.

* Com informações cedidas pelos autores dos projetos.